Cansado de esperar o consenso pelo diálogo com o presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador Wilson Lima (União Brasil) vai protocolar nesta sexta-feira, 22, no Supemo Tribunal Federal (STF), a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), contra o decreto que reduz em 25% o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e prejudica a Zona Franca de Manaus (ZFM).
Fontes dos bastidores políticos confirmaram para o Portal O Poder que, na próxima terça-feira, 26, Wilson Lima vai viajar para Brasília para conversar com os ministros do STF. “A Ação da Adin será protocolada hoje. Na terça-feira, o governador vai para Brasília para uma audiência com os ministros do STF. Ele vai para Brasília depois que definir o relator do processo”, afirmou a fonte.
Até o inicio desta semana, o governador Wilson Lima ainda defendia que deveria tentar mais uma vez o diálogo para tentar convencer o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes a isentar os produtos fabricados no Polo Industrial de Manaus (PIM). Bolsonaro e Paulo Guedes chegaram a se reunir com o governador do Amazonas e prometeram que os produtos da ZFM não entrariam no decreto, mas a promessa não foi cumprida.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Acervo O Poder
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins