Apesar da flexibilização do uso obrigatório de máscaras em outras Unidades Federadas, em razão das melhorias dos cenários epidemiológicos, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) vai continuar a exigir o uso de máscaras nas dependências da Casa para servidores e visitantes. O ato da Mesa Diretora nº 004/2022 foi publicado no Diário Oficial Eletrônico (DOE) nº 1865 da Casa, no último dia 13, e será cumprido até o termino da pandemia.
De acordo com a medida, fica facultado o uso de máscara de proteção respiratória nas dependências da Aleam, enquanto perdurar a pandemia da Covid 19. Além disso, fica recomendada a utilização de máscara de proteção respiratória, em qualquer ambiente, para as seguintes pessoas:
I – idosos de 70 anos ou mais;
II – pessoas com sintomas gripais;
III – imunossuprimidos;
IV – portadores de doenças cardíacas, gestantes, lactantes, entre outras consideradas pelas autoridades médicas e sanitárias como integrantes de grupo de risco.
As normas ainda estabelecem o número máximo de quatro pessoas para ocupação em cada elevador da Assembleia Legislativa. A Diretoria de Saúde deverá providenciar sistema de testagem para fins de detectar casos de Covid-19 entre os servidores do parlamento estadual que trabalharem de forma presencial, bem como ficará responsável pelas orientações quanto à vacinação, pela divulgação de panfletos de campanhas eventualmente desenvolvidas, entre outras ações que tenham cunho de barreira sanitária.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Acervo O Poder
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins