dezembro 29, 2025 21:18

Amazonas ingressará com nova ADI contra decreto que zera IPI para insumos de refrigerantes

O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), informou em suas redes sociais nessa quinta-feira, 27, que ingressará com uma nova Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF), com o objetivo de barrar o decreto do presidente Jair Bolsonaro (PL), que zera o Imposto sobre Produtos Industrializados (IP) dos insumos para refrigerantes.

Bolsonaro editou um decreto nessa quinta-feira zerando a alíquota do IPI cobrada sobre insumos utilizados na fabricação de refrigerantes. Com a medida, o imposto sobre produtos como extratos e aromatizantes concentrados usados na fabricação de bebidas não alcoólicas foi de 6% para 0%.

Para o governador do Amazonas, é inaceitável a insensibilidade por parte do Ministério da Economia.  “Vamos fazer de tudo para defender os empregos gerados aqui”, disse o governador.

O decreto foi publicado na edição de ontem do Diário Oficial da União. A alteração da alíquota entrou em vigor na mesma data.

Ainda nessa quinta-feira, Bolsonaro assinou um decreto que amplia a redução do IPI de 25% para 35% sobre automóveis, eletrodomésticos da chamada “linha branca” –como refrigeradores, freezers, máquinas de lavar roupa e secadoras– e outros produtos industrializados.  A medida entrará em vigor no domingo, 1º.

De acordo com o decreto, o objetivo da redução do imposto é incentivar a indústria nacional e o comércio para a retomada da economia. A avalia é que a medida ainda pode diminuir os preços dos produtos industrializados e, desta forma, contribuir com o controle da inflação.

 

Da redação O Poder 

Foto: Divulgação 

Últimas Notícias

Acareação sobre Banco Master expõe procedimento inusual no STF

As diligências determinadas pelo ministro Dias Toffoli na investigação sobre as fraudes do Banco Master expõem um procedimento considerado...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!