novembro 24, 2024 17:04

RR: Cirurgias eletivas voltam a ser suspensas por falta de anestésico no HGR, diz paciente

Roraima – Cirurgias eletivas voltaram a ser suspensas por falta de material básico no Hospital Geral de Roraima (HGR), maior unidade de Saúde do Estado. A denúncia foi feita ao O Poder, na manhã desta terça-feira, 24, por um paciente que aguarda há meses pelo procedimento cirúrgico e ainda não conseguiu ser atendido.

De acordo com o denunciante, que preferiu não se identificar, as cirurgias pararam de ser realizadas na manhã de hoje por falta de anestésico. Ele destacou que foi informado na unidade de saúde que ainda não há uma previsão de quando os procedimentos cirúrgicos devem voltar a ocorrer normalmente.

“É frustrante você esperar meses por uma cirurgia e na hora ser informado do cancelamento por falta de material. Nós pagamos impostos e a Secretaria de Saúde tem um dos maiores orçamentos e mesmo assim deixam faltar insumos? O povo não pode ser tratado desta forma”, desabafa.

Virando a página na saúde, será?

Nas campanhas publicitárias divulgadas constantemente pelo Estado, o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), que está em pré-campanha para tentar se reeleger, afirma que está trabalhando e “virando a página na saúde”.

No entanto, a realidade tem mostrado que os velhos problemas continuam, como, por exemplo, o cancelamento de cirurgias eletivas por falta de materiais e até infiltrações no teto do Grande Trauma do HGR. Segundo a família do paciente, o incidente contribuiu para a morte do idoso de 84 anos, que estava intubado.

O novo HGR foi inaugurado recentemente em megaevento eleitoreiro com direito a participação de vereadores, deputados e senadores “Denaristas”, que dedicaram boa parte dos seus discursos para atacar covardemente opositores do governo Denarium.

Apenas duas cirurgias 

Conforme um funcionário efetivo do HGR, hoje apenas duas cirurgias serão realizadas, sendo uma de cardiologia e uma cirurgia torácica. Na quarta-feira, 25, somente uma cirurgia da área oncológica deve ser realizada.

Mais de 40 cirurgias suspensas 

Ainda de acordo com o funcionário, foram suspensas cerca de 20 cirurgias hoje e mais 20 que seriam realizadas amanhã. Todas por falta de anestésico.

Incêndio 

Por meio de nota horas após publicação da matéria, a Secretaria de Saúde afirmou que houve diminuição no número de procedimentos eletivos no HGR em razão da perda de medicamentos de uso controlado em incêndio ocorrido no domingo, dia 22, no depósito da Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica.

“As cirurgias eletivas não foram totalmente suspensas. Alguns procedimentos estão sendo realizados normalmente, mas a prioridade tem sido as cirurgias de urgência e emergência”, afirma.

Além disso, a pasta garante que está trabalhando para repor o estoque das medicações para que o problema seja sanado o mais breve possível.

 

Anderson Soares, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Governo Federal anuncia leilão para garantir energia em regiões isoladas no AM e PA

O Ministério de Minas e Energia (MME) estabeleceu diretrizes para realização de leilão voltado à aquisição de energia e...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!