O município de Canutama (a 613 quilômetros de Manaus) está “na mira” do Ministério Público Federal (MPF). O órgão ministerial instaurou um Procedimento de Acompanhamento por meio da Portaria nº 9/2022/1ºOFICIO/PR/AM, de 12 de julho de 2022. O documento foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira, 25.
“Considerando que o procedimento administrativo de acompanhamento se presta, entre outros, ao acompanhamento das políticas públicas, e, no caso em apreço, tem-se como cenário a garantia à saúde dos pacientes”, justificou a procuradora da República, Cecilia Vieira de Melo Sá Leitão ao instaurar o procedimento.
O Procedimento de Acompanhamento tem como objetivo acompanhar o andamento da implantação do anexo das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Geraldo Monteiro e da Fluvial e do Posto de Apoio do Belo Monte.
O órgão ministerial apurou, por meio do Inquérito Civil n° 1.13.000.001276/2018-39, a suposta ausência de medicamentos em unidades de atendimento de baixa e média complexidade de Canutama, o que não se confirmou, levando ao arquivamento do caso.
Veja o documento:
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Foto: Divulgação