Roraima – Conhecido por incentivar ataques e acusações contra a gestão municipal, o vereador de Boa Vista Ítalo Otávio (Republicanos) teve mais uma fake news desmascarada nesta quinta-feira, 5.
Nas redes sociais, o vereador publicou story afirmando que havia nas contas do município R$ 54 milhões do Fundeb e, de forma leviana, ainda questiona se o suposto montante seria o maior gasto de todo o ano.
Por meio de nota, a Prefeitura de Boa Vista repudiou o comportamento do vereador pela propagação de notícias falsas. “A afirmação de que há mais de 54 milhões na conta do Fundeb é falsa. O saldo na data de hoje (5 de janeiro) é de 4,2 milhões”, inicia.
Em outro trecho, a nota aponta que a afirmação do vereador de que o saldo pode ser rateado entre os profissionais é falsa e fere a Lei Federal 14.276/2021, artigo 26, parágrafo, que complementa a Lei 14.113/2020.
“A referida lei autorizada município a realizarem rateio apenas quando o percentual de 70% com despesas de pessoal não é alcançado. Boa Vista alcançou um percentual de 82,7% em 2022”, informa a Prefeitura.
A nota destaca, ainda, que realizar qualquer rateio com o saldo restante em conta se caracteriza como crime de responsabilidade por malversação dos recursos públicos. A destinação indevida do Fundeb.
Ao longo dos últimos dois anos, o vereador Ítalo Otávio tem dedicado o mandato para promover ataques e tentar propagar o caos colocando servidores municipais contra a atual gestão municipal.
Para esta missão, o vereador Denarista, segundo fontes próximas a ele, usa pequenos grupos de classes trabalhadoras para propagar mentiras. O vereador, ainda segundo fontes, arquiteta mentiras e engaja trabalhadores sob promessas de atuar em defesa delas, mas desaparece sempre que tem seu objetivo alcançado.
Há colegas de parlamento do vereador que repudiam a atuação do vereador de Denarium. Segundo eles, Ítalo Otávio delira com a possibilidade de disputar a Prefeitura nas eleições de 2024 com o apoio do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP).
“Ele é um vereador muito inteligente, mas parece estar cego. Todo mundo sabe que ele acha que vai ter apoio do governador. O que ele ainda não entendeu é que vai ser chutado quando não tiver mais valor”, disse uma das fontes.
Da redação
Ilustração: Neto Ribeiro