RR: Lei pró-garimpo sancionada por Denarium volta a repercutir com crise dos Yanomami

Roraima – Com a crise dos povos indígenas Yanomami escancarada nos últimos dias, o polêmico Projeto de Lei (PL) nº 233/22 sancionado em junho do ano passado pelo governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), voltou a repercutir negativamente.

O PL, que foi considerado inconstitucional, garantia que órgãos ambientais de fiscalização e a Polícia Militar não poderiam destruir ou inutilizar bens particulares apreendidos nas operações e fiscalizações ambientais no Estado.

Desta forma, incentivando a prática de garimpo, atividade que tem resultado em problemas para os povos indígenas, que se sentem prejudicados com a ação de garimpeiros.

O PL, de autoria do ex-deputado George Melo (Podemos), foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) em reunião não transmitida pela Casa Legislativa, e sancionada pelo governador Denarium poucos dias depois.

No entanto, em outubro do ano passado, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), revogou o projeto de lei alegando ser de competência da União legislar sobre direito penal e processual penal e para editar normas gerais de proteção ao meio ambiente.

 

Da redação

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Em Parintins, Wilson Lima relembra ações de sua gestão que transformaram o festival e a infraestrutura da cidade

O pré-candidato ao Senado, Wilson Lima, destacou nesta sexta-feira, 26, os investimentos realizados durante sua gestão que contribuíram para...

Mais artigos como este