fevereiro 21, 2026 07:43

RR: Bruno Perez protocola pedido de impeachment de Denarium por crime de responsabilidade

Roraima – O jornalista e vereador de Boa Vista, Bruno Perez (MDB), protocolou, na manhã desta segunda-feira, 6, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), um pedido de impeachment contra o governador do Estado, Antonio Denarium (PP), por crime de responsabilidade.

Conforme o documento obtido pelo O Poder, o vereador alega que Denarium cometeu ilegalidade ao fazer comentários preconceituosos sobre a situação crítica dos povos Yanomami, que sofrem com uma grave crise sanitária.

Em entrevista concedida à Folha de São Paulo, Denarium declarou que os indígenas devem ser “aculturados e paparem de viver como bichos”.

À reportagem, o vereador informou que nenhum deputado estadual comentou sobre a fala polêmica de Denarium. Mais de 20 parlamentares da Casa Legislativa são da base governista.

Bruno disse, ainda, que o presidente Lula (PT) esteve em Roraima no mês passado, quando veio à tona a situação crítica dos indígenas Yanomami, e que o governo do Estado já sabia da crise.

“É um problema antigo, que o Denarium tinha conhecimento, não pediu ajuda do ex-presidente Bolsonaro em nenhum momento. Agora, quando o presidente Lula, entre aspas, descobre tudo, ele quer ajudar o índio, quer ser bem intencionado. Foi omisso, nunca fez uma operação para conter os voos clandestinos, pistas clandestinas, aprovou leis que permitiam o garimpo. Então, os deputados precisam analisar essa omissão dele”, disse o vereador.

Bruno destacou, ainda, que espera que a Casa Legislativa avalie de forma imparcial a postura do governador em relação ao povo Yanomami e também sobre a fala dele considerada discriminatória.

“Tudo isso tem de ser analisado, pois, por muito menos, já abriram dois pedidos de impeachment contra o Lula porque ele disse que a cassação da Dilma foi um golpe. O que Denarium fez, expondo Roraima, inclusive mundialmente, foi bem maior e merece ser apurado sim”, afirmou.

 

Da redação

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!