Roraima – Após sobrevoar nesta semana a Terra Indígena Yanomami, devastada pela ação de mais de 20 mil garimpeiros, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, afirmou que “a ganância do garimpo ilegal na região trouxe miséria e mortes”.
Conforme a declaração da ministra de Lula (PT), publicada nas redes sociais, a situação na região indígena é crítica. Segundo ela, há registros de mortes quase todos os dias. Os indígenas sofrem com uma grave crise sanitária e de desnutrição.
“É uma escassez tremenda de itens necessários ao atendimento. A situação realmente é grave e urgente visto que são registrados óbitos diariamente, mesmo com o esforço incansável dos profissionais de saúde e operações que estão nessa região. A ganância do garimpo ilegal trouxe miséria e mortes para a população indígena”, escreveu.
Segundo a ministra, mesmo com os trabalhos já iniciados de acolhimento e cuidado aos povos indígenas Yanomami, ainda há muito a ser feito para dar dignidade aos índios.
“Acompanhando as operações de resgate e atendimento de saúde no Território Yanomami, constatei a falta de infraestrutura básica para atendimento à população indígena.[…] A situação é grave e falta muito para ser resolvida”, acrescentou.
Da redação
Foto: Divulgação