A Câmara Municipal de Manaus (CMM) tem avançado nas negociações com a Águas de Manaus. Na reunião com a equipe técnica da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), realizada nessa quarta-feira, 26, foi discutida a proposta da concessionária, visando o alinhamento dos avanços nas negociações e respostas mais concretas para a população.
Segundo o presidente da CPI, Diego Afonso (União Brasil), os vereadores membros já analisaram a proposta e o relator, Rodrigo Guedes (Podemos), está trabalhando na construção do relatório. O vereador ainda afirmou que pretende mirar na proposta que a concessionária vem apresentando, para reduzir, de fato, a tarifa de esgoto.
“Eu tenho uma proposta ousada, zerar a taxa de esgoto para o consumidor que não tem as quatro etapas do serviço. Atualmente, apenas 22% da população recebe o serviço. E se nós avançarmos, zerando a tarifa, também conseguiremos reduzir a tarifa para quem já tem as etapas do esgotamento. Se avançarmos nas tratativas, esta será uma das grandes vitórias da nossa comissão”, disse.
Transparência
Diego Afonso reiterou que as ações da CPI vão se tornar públicas para a população. Como, por exemplo, as diligências e denúncias realizadas pela comissão, os avanços nas resoluções dos problemas e as tratativas com a concessionária.
O parlamentar destacou que, entre os assuntos, será disponibilizado todo o trâmite com a questão das interrupções e do recapeamento asfáltico.
“Nós sugerimos que seja feito um caderno técnico, especificando de que forma essas empresas que fazem recapeamento terão que seguir. A concessionária tem que fazer o recapeamento com a mesma qualidade entregue pela prefeitura, pois é um trabalho pago com dinheiro público. E o serviço que vem sendo feito pela concessionária é inferior. Já era para Ageman [Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus] ter sido multada e advertida. A população merece ter um asfalto de qualidade”, acrescentou o presidente da CPI.
Será solicitado a Águas de Manaus que entregue, bimestralmente, à Câmara Municipal um relatório apresentando os avanços nos serviços prestados, para que esteja de acordo com o contrato de concessão e metas anuais que a concessionária precisa cumprir.
Da Redação, com informações da assessoria de imprensa
Ilustração: Neto Ribeiro/Portal O Poder