fevereiro 21, 2026 19:33

Sede da COP30 enfrenta greve de policiais penais; Helder Barbalho silencia

O Governo Federal anunciou Belém, no estado do Pará, como sede da 30ª Conferência das Partes da Convenção- Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) em 2025. 

Porém a sede da COP30 não está tão segura assim. Pelo menos não para os policiais penais que buscam uma audiência com o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).

No último dia 23 de maio, a categoria foi duramente reprimida pela Tropa de Choque da Polícia Militar. Como consequência, a ação provocou pânico entre os cidadãos que estavam passando na avenida Almirante Barroso, em frente ao Palácio do Governo, em uma das vias mais importantes de Belém. Além disso, o trânsito ficou caótico. 

Sem serem recebidos, os policiais penais chegaram a ameaçar fazer paralisação nas prisões do estado. Os manifestantes se recusaram a sair do local e a Polícia Militar jogou bombas para dispensá-los. Houve correria e feridos.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram policiais penais com sangramento no rosto e outras escoriações.

Reinvidicações  

Os policiais penais buscam diálogo com Helder Barbalho para expor suas reivindicações por melhores salários e condições de trabalho nos presídios do estado. Eles cobram a aprovação de uma lei orgânica e outras melhorias para a categoria.

De acordo com o sindicato, a manifestação reivindicava a aprovação da Lei Orgânica, que “visa ao fortalecimento do papel do Estado na segurança pública dentro das unidades prisionais, bem como à fiscalização e ao monitoramento das medidas para o pleno cumprimento das penas e, principalmente, à valorização do servidor, além de outras providências”.

A Secretaria de Planejamento e Administração (SEPLAD) informou, por meio de nota, que desde o ano passado dialoga com a categoria e esclarece que a Lei Orgânica da Polícia Penal encontra-se em estudo.

Após a conclusão, deverá seguir o trâmite normal, em obediência à Lei de Responsabilidade Fiscal e política de valorização do servidor público.

Até o momento, Helder Barbalho não se pronunciou. 

COP30 

Ao lado do governador do Pará e do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez o anúncio nesta sexta-feira, 26, em suas redes sociais. 

“Belém do Pará foi a cidade escolhida pela ONU para ser sede da COP 30, em 2025. Será uma honra para o Brasil recebermos representantes do mundo inteiro em um Estado da nossa Amazônia. Tenho certeza que o Helder Barbalho e o povo do Pará estão preparados para promover a melhor COP da história”, afirmou Lula.

A Conferência do Clima da ONU discute mudanças climáticas no mundo e trata de alternativas para melhorar as condições do clima, em especial no trabalho para a redução dos gases de efeito estufa.

 

Da Redação

Ilustração: Neto Ribeiro/Portal O Poder 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!