outubro 6, 2025 09:44

Helder Barbalho ganha força para ser vice de Lula em 2026, caso Alckmin dispute o governo de São Paulo

O nome do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), tem ganhado destaque nas especulações políticas como possível candidato a vice-presidente na chapa encabeçada por Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2026. Dois fatores têm sido determinantes para catapultar Helder à posição de provável parceiro de chapa do Partido dos Trabalhadores (PT): a escolha de Belém como sede da COP-30 e os indícios de que o atual vice-presidente de Lula, Geraldo Alckmin (PSB), pretende disputar o governo de São Paulo, conforme aponta a jornalista Roseann Kennedy, no Estado de S. Paulo.

Em 17 de junho, o governador Helder Barbalho, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou em Belém medidas para a organização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que será realizada em 2025. O evento, considerado uma espécie de “Copa do Mundo ambiental”, tem o potencial de projetar o Brasil e a Amazônia para a comunidade internacional, favorecendo assim a projeção do próprio Helder Barbalho.

A Conferência Anual do Clima (COP) em Belém ocorrerá às vésperas das eleições presidenciais de 2026, e essa oportunidade tem sido vista pelo grupo do governador como uma vitrine global para a pauta ambiental e para a sua imagem política.

No cenário político, ministros do Palácio do Planalto consideram a hipótese de Geraldo Alckmin lançar-se candidato ao governo de São Paulo, estado que já governou por quatro vezes. Essa possibilidade é bem vista no PT, pois abriria espaço para novas composições na chapa presidencial e permitiria ter um candidato forte e de perfil mais centrista para enfrentar o “tarcisismo”, fazendo referência a Tarcísio de Freitas (Republicanos), atual governador de São Paulo que pode ser candidato à reeleição ou apoiar outro candidato.

 

 

Com informações do Brasil 247

Foto: Reprodução 

Últimas Notícias

Prefeita de Manacapuru mira aliados ao culpar gestões passadas por bloqueio de contas

Um discurso polêmico da prefeita de Manacapuru, Valcileia Maciel (MDB), responsabilizou aliados políticos por bloqueios judiciais que a prefeitura...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!