fevereiro 29, 2024 11:21

Caciques políticos são peça-chave para Eleições de 2024

spot_img

A escolha de um partido político pode ser determinante para os candidatos nas eleições de 2024, mas o que terá um peso maior na disputa por uma vaga será a bênção dos caciques que lideram as siglas. Isso porque eles possuem a máquina pública a seu favor e grande poder de influência. 

Se antes, nas eleições de 2018, adotava-se um discurso pejorativo para os caciques políticos, agora, o posicionamento dos candidatos mudou. O tempo provou que essas figuras têm importância e força dentro das siglas, ainda mais após algumas mudanças nas leis eleitorais. Eles se fortaleceram pela união dos partidos em federações, o tempo na TV e a verba do Fundo Eleitoral. 

Caciques Amazônicos

No Amazonas, antes mesmo da janela partidária abrir, em março, vários candidatos estão procurando o apoio dos caciques amazonenses para fortalecer a campanha eleitoral e angariar mais votos. É o movimento do jogo de xadrez para as Eleições que já se iniciou. Neste cenário, é possível identificar pelo menos cinco políticos. 

O primeiro é o governador do estado, Wilson Lima, que é presidente do Diretório Estadual do União Brasil no Amazonas.  Atualmente, o partido é um dos mais bem estruturados, com várias cadeiras espalhadas pelo país. Não à toa, um dos dos objetivos para as eleições de 2024 é que esse número aumente com mais Prefeituras e parlamentares nas Casas Legislativas municipais. Lima também administra o PP, que é forte na região. 

Mesmo sem cargo político, Alfredo Nascimento voltou aos holofotes por administrar o PL no Amazonas. O partido de direita ganhou força durante o governo Bolsonaro e ainda “surfa” no prestígio do ex-presidente. Por isso, muitos candidatos procuram a “bênção” de Nascimento para obterem sucesso em 2024. 

O terceiro maior partido da República é o PSD, cujo cacique político é o senador Omar Aziz. Além disso, o político foi muito bem votado no interior do estado, o que contribui pela procura do seu apoio.

O senador Eduardo Braga também é considerado um dos caciques do estado. Isso porque o MDB é um partido forte no interior do Amazonas e ajuda na capital. 

Outro senador que também é cacique é o Plínio Valério, presidente da Federação PSDB e Cidadania. A suposta candidatura do deputado federal Amom Mandel à Prefeitura de Manaus pode fortalecer o nome do senador no estado. 

Os candidatos que tiverem o apoio e a bênção de um desses caciques políticos poderão ficar mais fortalecidos e empenhados em suas campanhas. A parceria deve ser vantajosa pois, os caciques possuem o objetivo de ter o maior número de Prefeituras do interior, para fortalecer seus partidos, mas, sobretudo, a sua própria figura dentro do cenário político amazonense.  

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder

Ilustração: Neto Ribeiro/Portal O Poder

 

Últimas Notícias

PF realiza operação contra fraudes em benefícios do INSS

A Superintendência da Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, 29, em Manaus, a Operação Acta Passio, que visa...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!