fevereiro 6, 2026 14:39

Governador cassado reconduz Cecília Lorenzon, alvo da PF por fraudes em licitações, ao comando da Sesau

Roraima – O governador cassado de Roraima, Antonio Denarium (PP), reconduziu Cecília Lorenzon ao comando da Secretaria de Saúde (SESAU). O decreto é do dia 16 deste mês.

Cecília Lorenzon estava afastada do cargo desde o dia 2 deste mês após decisão da Justiça Federal. A secretária foi um dos alvos da operação Higeia, da Polícia Federal, que investiga a existência de uma estrutura criminosa organizada que teria atuado para fraudar licitações.

No decreto, o governador Antonio Denarium leva em consideração decisão da decisão da desembargadora Solange Salgado da Silva, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que autoriza o retorno da secretária Cecília Lorenzon Basso e, dessa forma, revoga as decisões do dia 2, que afastava a secretária da pasta e impedia o seu acesso à sede administrativa da Sesau.

Higeia

A operação mira supostas fraudes na área da prestação de serviços de traumatologia e ortopedia, culminando na adesão de uma ata de registro de preço licitada pelo Governo do Acre. Entre os alvos, uma era a secretária de Saúde de Roraima.

No total, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão pelo Tribunal Federal da 1ª Região, para serem cumpridos em Boa Vista/RR, Cuiabá/MT e Goiânia/GO, além da determinação para bloqueio de bens de mais de R$ 30 milhões dos investigados.

As investigações indicam que a contratação foi feita sem um estudo técnico preliminar comprovando a necessidade interna do serviço, desconsiderando auditorias anteriores do TCU e da CGU que indicaram suspeitas de direcionamento de licitação e superfaturamento da contratação da empresa pelo governo do Acre.

Além disso, também foi ignorada a recomendação da própria Controladoria Geral do Estado de Roraima para a não contratação destes mesmos serviços.

Foto: Divulgação 

Últimas Notícias

Justiça Eleitoral determina saída de mais da metade dos vereadores de Manaquiri após cassação

Seis vereadores do município de Manaquiri que tiveram os mandatos cassados após decisão por fraude à cota de gênero...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!