Será em março a sessão solene na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) que vai entregar o título de cidadão catarinense para o presidente Nacional da OAB, Beto Simonetti. A proposta para a concessão da homenagem foi feita pelo deputado Ivan Naatz (PL). Pela agenda da Alesc e o convite já distribuído, o evento ocorre em 13 de março, às 19h, no plenário da Assembleia.
Na justificativa para a homenagem que foi aprovada em 4 de outubro de 2023, Naatz afirmou que a liderança de Simonetti “o coloca no centro das discussões e ações relacionadas ao sistema de justiça brasileiro, tornando-o um representante notável da comunidade jurídica do país”. O texto diz ainda que “como presidente da OAB Nacional, ele desempenha um papel fundamental na defesa dos direitos individuais e coletivos, bem como na promoção da justiça e do Estado de Direito”
Naatz entende que, “ao homenagear o Dr. José Alberto Simonetti com o título de cidadão honorário catarinense, Santa Catarina também reconheceria a importância da advocacia como um pilar fundamental da democracia e da justiça em um estado que valoriza a defesa dos direitos e a igualdade perante a lei”.
Simonetti foi eleito presidente da OAB Nacional em 2021, com posse no começo de 2022. O vice-presidente da entidade é o catarinense Rafael Horn.
Da Redação com informações de NSC Total
Foto: Divulgação