Dados divulgados pelo Instituto Pontual Pesquisas apontam que o pré-candidato a prefeito de Autazes (a 111 quilômetros de Manaus), Thomé Neto, lidera com folga as intenções de voto. Ele possui 53,4% na pesquisa, seguido por Wandelan Sampaio, que alcançou 34,2%.
A pesquisa eleitoral teve registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-07117/2024, obedecendo, assim, a legislação vigente e cumprindo o rigor metodológico necessário para atender às resoluções específicas.
A amostra teve 380 entrevistas presenciais, alcançando margem de erro de 5%, com intervalo de confiança 95%.
Intenção
O Instituto Pontual Pesquisas estudou diferentes cenários para uma análise abrangente das possibilidades eleitorais. Os pré-candidatos à prefeitura considerados na pesquisa são Thomé Neto, Wanderlan Sampaio, Wanderlan Baixinho, Josivan, Naylê Costa e Dani Sampaio.
Cenário 1
O pré-candidato Thomé Neto aparece em primeiro lugar, com 53,4% da preferência do eleitorado, seguido por Wanderlan Sampaio, que alcançou 34,2%. A parcela dos entrevistados que declaram voto branco ou nulo é de 5,8% e os que não quiseram opinar somam 6,6%.
A pré-candidatura do ex-prefeito de Autazes, Wanderlan Sampaio, ainda não é dada como certa. O Tribunal de Contas da União (TCU) o tornou inelegível até 2030 por uma série de irregularidades durante a sua gestão no município. Ele luta na Justiça para mudar a decisão, mas até o momento não obteve sucesso. Mesmo com esse imbróglio, a Pontual Pesquisas levou em consideração uma possível candidatura em seu estudo.
Por outro lado, Thomé Neto já participou da última eleição e vem ganhando notoriedade em Autazes.
Decisão
Quando questionados sobre o candidato escolhido, 78,7% dos entrevistados afirmaram que estão decididos sobre em quem votarão. Enquanto isso, 15,8% admitiram que ainda não decidiram seu voto ou que podem mudar a decisão. Os que não souberam opinar somam 5,5%.
Cenário 2
O ex-vereador Thomé Neto aparece com 59,5% da preferência do eleitorado, enquanto Wanderlan Baixinho tem 28,9%. Os votos brancos e nulos são de 5%. Já os eleitores que não responderam ou não sabem representam 6,6%.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Reprodução