A votação para a eleição presidencial da Venezuela que acontece neste domingo (28), termina às 19h no horário de Brasília, 18h no horário local. Segundo a comissão eleitoral local, o horário pode ser estendido em caso de necessidade.
O ministro da Defesa, Vladimir Padrino, encarregado do processo eleitoral, declarou que “o povo venezuelano pode sair para votar com segurança porque as Forças Armadas Nacionais Bolivarianas a garantem”.
Venezuelanos que imigraram para outros países, comemoram possível derrota de Maduro, os resultados devem ser conhecidos na noite deste domingo (28) ou madrugada do dia 29, segunda, quando deve ser divulgado o nome do novo presidente. A posse, no entanto, será apenas em 1 de janeiro de 2025.
Segundo a AFP, analistas internacionais afirmam que quase 21 milhões de pessoas estão registradas para votar, entre uma população de 30 milhões. No entanto, apenas 17 milhões de pessoas estariam na Venezuela – todos os outros migraram para outros países. O voto não é obrigatório no país. Mais cedo, venezuelanos que estão em Miami protestaram por não poder votar.
Com informações do Itatiaia.
Foto: divulgação