dezembro 29, 2025 23:47

Sampaio ‘inelegível’ tenta impedir registro de Thomé Neto, mas Justiça diz não

Wanderlan Sampaio (UB) ingressou na Justiça Eleitoral para tentar barrar a candidatura de Thomé Neto (PP) para a Prefeitura de Autazes (a 267 quilômetros de Manaus). A estratégia dele foi uma tentativa de ‘tapetão’ para conseguir se eleger no município, porém o juiz eleitoral da 35ª Zona Eleitoral, Mateus Guedes Rios, julgou o pedido improcedente.

A Ação de Impugnação contra Thomé Neto dizia que o candidato era presidente municipal do PTB em 2020, que teve suas contas julgadas como não prestadas e que, por isso, ele deveria estar inelegível. Porém, o juiz não aceitou o argumento. 

“Em sede de contestação, pugna-se pelo deferimento, considerando que dirigente partidária não se equipara a agente público e que as contas do partido, em que pese ter sido julgadas como não prestadas foram regularizadas, (ID nº. 122.425.520)”, explica o juiz Mateus Guedes Rios. 

Ainda de acordo com o juiz, o partido político é uma pessoa jurídica distinta das pessoas físicas e a sanção foi aplicada à agremiação partidária. Além disso, Mateus Guedes Rios ressaltou que não há o que se falar sobre direitos políticos do presidente ou do tesoureiro do partido. A íntegra está aqui

O ex-prefeito de Autazes, Wanderlan Sampaio, continua inelegível até 2030 por força de uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU). Ele recorreu e tenta viabilizar a sua candidatura para retornar à Prefeitura. De acordo com a Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a candidatura dele para a Prefeitura de Autazes ainda está “aguardando julgamento”. 

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder

Foto: Neto Ribeiro/Portal O Poder 

Últimas Notícias

Acareação sobre Banco Master expõe procedimento inusual no STF

As diligências determinadas pelo ministro Dias Toffoli na investigação sobre as fraudes do Banco Master expõem um procedimento considerado...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!