janeiro 18, 2025 15:24

Justiça Eleitoral manda retirar ‘Davizinho’ das redes sociais

Na manhã desta quarta-feira, 4, a Justiça Eleitoral pediu a retirada do perfil que apoia o atual prefeito e candidato à reeleição, David Almeida (Avante). O perfil se intitula como “Amigos do David / Prefeito de Manaus” (@davizinhoam), no Instagram e em um canal via WhatsApp.

A divulgação da decisão está no mural do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A defesa tem cinco dias para apresentar os representantes e administradores dos canais em questão.

O pedido de retirada foi apresentado pelo advogado Luis Felipe Avelino Medina, como representante do Diretório Municipal do Mobiliza, partido pelo qual o deputado estadual Wilker Barreto concorre ao cargo de prefeito de Manaus. Para o juiz da 59ª Zona Eleitoral, Jean Carlos Pimentel do Santos, essas ações são consideradas como propaganda eleitoral irregular.

O canal no WhatsApp foi criado dia 28 de dezembro de 2023. Já o perfil no Instagram existe desde junho deste ano. Ambos os perfis dedicam-se à promoção das campanhas de David. Esses canais não são oficiais, mas, segundo a decisão, “apresentam indícios de estarem a serviço da campanha dos representados (David Almeida, Avante), uma vez que se utilizam de material compartilhado”.

Após a defesa apresentar as informações sobre quem está por trás dos perfis, a mesma terá dois dias para manifestação sobre o ocorrido. Caso não haja cumprimento da decisão no tempo estipulado, a multa será aplicada por dia, no valor fixado em R$ 5 mil.

Confira a decisão da retirada do perfil no Instagram aqui

Lista de transmissão derrubada

Outro pedido foi a retirada de uma lista de transmissão, também no WhatsApp, por não possui perfil cadastrado na Justiça Eleitoral. O pedido foi feito pelo partido Mobiliza. A determinação é para que haja suspensão imediata do canal.

O pedido foi deferido e realizado na tutela de urgência. A lista de transmissão é categorizada como propaganda irregular durante o período eleitoral.

Confira a decisão da retirada da lista de transmissão aqui

 

 

Ludmila Dias, para Portal O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

PA: professores e indígenas pedem ‘cabeça’ de Rossieli

O cenário não está favorável para o secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares, que está no centro de...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!