O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União Brasil), em entrevista exclusiva com o Portal O Poder, fez um balanço positivo da Casa sobre o ano de 2024. O parlamentar citou os desafios na campanha para prefeito de Manaus, projetos aprovados que beneficiaram a população do Amazonas e falou da expectativa e prioridades para 2025.
Roberto Cidade afirmou que este ano teve muitos desafios, como disputar a eleição para prefeito de Manaus. “Mesmo com a intensidade da campanha, mantivemos todas as atividades da Aleam e aprovamos projetos de grande relevância para a população”, pontuou.
Entre os Projetos de Lei, está a matéria que tratou da remissão e renegociação de dívidas dos produtores rurais afetados pela estiagem deste ano, junto à Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). “Foi uma ação em que tive atuação direta. Tivemos também a aprovação do projeto que autorizou o Executivo Estadual a aumentar a faixa de benefícios do IPVA social, isentando os veículos cujo tributo tenha valor de até R$ 420. A convocação de policiais militares concursados, a aprovação de reajustes aos servidores públicos e o envio de emendas para projetos no interior do Estado também foram ações que passaram pela atuação da nossa presidência”, enfatizou.
Roberto Cidade ressaltou que, assim como em todos os anos da sua gestão, a prioridade de 2024 foi garantir que os deputados cumprissem seus mandatos da melhor forma possível, com todos os meios necessários, e que a Aleam mantivesse seu protagonismo e autonomia.
Prioridades para 2025
Roberto Cidade afirmou ao Portal O Poder que, no próximo ano, o seu desafio e compromisso é continuar tendo uma atuação propositiva e que atenda às necessidades da população do Amazonas. “Voltarei a intensificar as atividades no interior do Estado, uma vez que neste ano estive muito tempo na capital, em razão do processo eleitoral. Nosso Estado tem dimensões continentais, mas nosso esforço é de estar sempre indo até os municípios e, quando isso não é possível, receber em nosso gabinete as lideranças e a população que venha a dar a sua contribuição para que tenhamos um Amazonas melhor”, disse.
A defesa da Zona Franca de Manaus em 2025 e projetos voltados para a economia da região também estarão na pauta da Aleam, além da revitalização da BR-319 (Manaus/Porto Velho). “A Zona Franca é um modelo exitoso, que merece toda a nossa atenção e vigilância, mas precisamos ter outras matrizes econômicas, paralelamente a ela. Intensificarei a defesa da revitalização da BR-319. Não podemos continuar isolados. Já passou da hora de termos essa rodovia revitalizada. Vamos continuar em 2025 vigilantes e atentos a todos os projetos que venham a contribuir com a vida da nossa gente”, enfatizou.
Augusto Costa, para O Poder
Ilustração: Neto Ribeiro