A formatura de 1 mil novos policiais militares ocorrida na última quarta-feira, 27, que vão atuar no policiamento ostensivo para reforçar a segurança no Amazonas, a partir de janeiro, convocados pelo governador Wilson Lima (União Brasil), do concurso realizado em 2022, repercutiu positivamente na sociedade amazonense.
O evento foi marcado pela forte emoção dos formandos, que realizaram o sonho de integrar a corporação, e de seus familiares, que acompanharam orgulhosos a entrega das divisas.
De acordo com o governo do Estado, o ingresso do grupamento na tropa é mais uma ação do programa Amazonas Mais Seguro, visando o fortalecimento das Forças de Segurança do Amazonas.
Na ocasião que reuniu os soldados e familiares, Wilson Lima, destacou o juramento que os novos policiais militares fizeram de proteger e apoiar a população do Amazonas. “Vocês fizeram um juramento: emprestar apoio e ajuda incondicional ao povo do Amazonas, proteger pessoas que na maioria das vezes vocês nem conhecem. Eu vim aqui para reforçar o compromisso, sobretudo com a sociedade do Amazonas. Essa é uma das mais bem preparadas turmas da Polícia Militar, resultado da dedicação, trabalho e empenho de cada um de vocês”, afirmou.
Logo depois da formatura, o novo policial militar, José Ferreira, que foi um dos destaques no curso de formação, falou da expectativa de fazer parte da Polícia Militar do Amazonas. Ele concluiu a etapa e foi o terceiro melhor aluno da turma, com a nota 9,98, recebendo um certificado do governador Wilson Lima pelo bom desempenho.
“Foi uma trajetória difícil, mas estou muito feliz e alegre de ter concluído com um ano de dedicação inteira. Estamos aqui para poder servir a sociedade amazonense da melhor forma possível e elevar o nome da Polícia Militar do Amazonas”, afirmou.
Concursos
Entre os concursos realizados pelo Governo do Amazonas para a Segurança Pública em 2022, mais de 1,7 mil pessoas foram convocadas para ocupar os cargos. Do total, foram chamados 1.121 aprovados da Polícia Militar, sendo mil praças e 121 oficiais.
Além destes, foram chamados 253 do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM); 182 da Polícia Civil do Amazonas (PCAM); 121 do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM); e 40 da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AM).
Amazonas Mais Seguro
De acordo com o governo do Amazonas, os concursos públicos fazem parte dos investimentos previstos pelo programa Amazonas Mais Seguro. Desde 2019, o governador Wilson Lima já investiu na Segurança Pública de todo o Amazonas o montante de R$ 1 bilhão, consolidando as polícias do Amazonas entre as mais bem equipadas e remuneradas do Brasil. Conforme dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a Polícia Militar do Amazonas possui o 5º maior salário bruto do País.
Os recursos passam pela melhoria na infraestrutura, aquisição de novas tecnologias para o combate à criminalidade, incremento e modernização do arsenal bélico das Polícias Civil e Militar, além de medidas para valorização de recursos humanos. O montante também foi repassado para aquisição de armamentos, munições, drones e instalação do Sistema “Paredão”, que hoje conta com mais de 600 câmeras nas ruas de Manaus.
Da Redação O Poder
Foto: Divulgação