O corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Mauro Campbell, concedeu entrevista nessa terça-feira, 1º, ao canal do jornalista Reinaldo Azevedo no Youtube.No início, o advogado e apresentador Walfrido Warde brincou dizendo que tem poderes mediúnicos e que previa Mauro Campbell como presidente Supremo Tribunal Federal (STF). “Você está dizendo que um dia ele vai para o STF? Acho que um dia vai ser (presidente)”, disse Reinaldo Azevedo. “Não sou presidente, mas acho que deveria ir. Eu genuinamente penso isso”, completou o apresentador e advogado Walfrido Warde. Campbell riu. Veja o momento:
Os três falaram sobre as atividades desempenhadas pelo ministro e pelo órgão, além de análises sobre a atuação do Judiciário no país. Vários temas foram abordados.
Carga processual
Um dos assuntos abordados foi sobre a carga processual do Judiciário. Campbell falou sobre as diferenças e evoluções no início de sua carreira para o cenário atual. Principalmente, sobre a carga processual. “Temos hoje 83 milhões de processos em tramitação no Brasil para 18 mil juízes julgarem, cerca de 4 mil e poucos processos para cada juiz”, revelou. Campbell disse que, em comparativo com a Europa, o Brasil tem menos juízes e um alto número de processos.
Foram abordados também a coesão institucional dos órgãos que compõem a Justiça, a liberdade de expressão dos juízes, a polêmica dos penduricalhos, o alto número de litígios frívolos, deveres dos juízes e o uso da inteligência artificial (IA) no jurídico brasileiro.
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Foto: Reprodução