julho 8, 2025 01:17

Conflito entre Israel e Irã já matou mais de 200 pessoas

O conflito entre Israel e Irã já deixou 234 mortos em três dias. Segundo o porta-voz do Ministério da Saúde do Irã, Hossein Kermanpour, 224 mortes foram registradas em Teerã. Já os jornais Jerusalem Post e Times of Israel relataram a morte de 20 israelenses.

Como se trata de uma guerra, não há como verificar esses números de forma independente. O Poder360 divulga os dados fornecidos por ambos os lados.

A ofensiva de Israel começou na última sexta-feira (13). Tel Aviv afirma que o Irã está avançando no desenvolvimento de armas nucleares, o que considera uma ameaça direta à sua existência.

A Guarda Revolucionária do Irã declarou que os ataques tinham como alvo instalações militares israelenses usadas para bombardear o território iraniano. O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse em mensagem gravada na sexta-feira que o país não permitirá que Israel “escape com segurança” do “grande crime” que cometeu.

Veja vídeo:

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (Likud, direita), prometeu que a campanha militar vai durar “o tempo que for necessário” e pediu que a população se prepare para um período difícil.

Em vídeo publicado no dia 13, Netanyahu afirmou que o Irã “nunca esteve mais fraco” e que a operação tem como objetivo conter a ameaça iraniana à sobrevivência de Israel. Segundo o premiê, os planos para o ataque foram traçados em 2024, depois da morte de Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah, aliado do Irã no Líbano. A ofensiva estava inicialmente marcada para abril, mas foi adiada.

O confronto representa a maior escalada em décadas nas relações entre Irã e Israel, aumentando os temores de um conflito regional mais amplo, com possível envolvimento dos EUA e de outras potências globais.

 

 

Com informações do Poder 360

Últimas Notícias

Eleições para definir presidentes dos diretórios do PT no Amazonas são contestadas 

As eleições para definir os presidentes dos diretórios do Partido dos Trabalhadores (PT) municipal e estadual no Amazonas ocorreram...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!