julho 14, 2025 22:55

TCEs ganham mais poder a partir de decisão do STF; Entenda

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em julgamento realizado no início de junho de 2025, que as Câmaras Municipais não têm mais poder para aprovar ou rejeitar contas de prefeitos. Com a decisão, os Tribunais de Contas passam a ter mais poder.

Dessa maneira, após parecer do Tribunal de Contas, a decisão não pode ser contrariada pela câmara. A medida é válida para todos os municípios brasileiros.

O que foi decidido?

O STF julgou procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 849) e determinou que o parecer dos Tribunais de Contas sobre as contas dos prefeitos passa a ter força vinculante. Isso significa que:

• Se o Tribunal de Contas aprovar as contas, a Câmara Municipal não pode mais rejeitá-las.
• Se o Tribunal de Contas rejeitar as contas, a Câmara não pode mais aprová-las por decisão política.

O que muda?

Antes dessa decisão, o Tribunal de Contas apenas emitia um parecer técnico sobre as contas dos prefeitos, mas cabia aos vereadores o poder final de aprovar ou rejeitar.

Agora, com o novo entendimento, o STF busca fortalecer os critérios técnicos, a transparência e a responsabilidade fiscal, evitando distorções políticas no processo.

A decisão do STF é importante pela necessidade de se julgar as contas das prefeituras. Isso porque os tribunais possuem um comitê técnico para o julgamento. Enquanto que nas Câmaras, as contas acabam sendo julgadas por políticos, que não possuem igual capacidade para tal trabalho.

 

 

Com informações de agências

Últimas Notícias

Lentidão na pauta do TSE, sob comando de Cármen Lúcia, emperra julgamento de políticos

Sob a presidência de Cármen Lúcia, o fluxo de julgamentos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste ano tem se...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!