A empresa do grupo J&F, Âmbar Energia, dos irmãos Batista, deve assumir ainda neste mês o controle da Amazonas Energia, após os avanços dos trâmites jurídicos e regulatórios que envolvem a transferência da distribuidora.
O termo de acordo já passou por todas as etapas técnicas e jurídicas na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e na Advocacia-Geral da União (AGU) e aguarda somente homologação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).
“Nós estamos muito confiantes que dentro desse mês é a reta final. O TRF-1 homologando, a gente assume em definitiva a Amazonas”, afirmou Zanatta, em entrevista após participar de um evento em Brasília. Ele disse que a equipe da Âmbar já está em Manaus acompanhando a operação e preparando a transição.
O acordo faz parte da reestruturação da distribuidora, que acumula elevado endividamento e vinha sendo controlada pela Oliveira Energia, que arrematou a Amazonas no leilão de privatização realizado pela Eletrobras em 2018.
A conclusão da transferência da Amazonas Energia para Âmbar ocorre depois de mais de um ano depois do fim da vigência da Medida Provisória 1.232, de 2024, que viabilizou a flexibilização temporária de indicadores de qualidade e equilíbrio econômico-financeiro da distribuidora.
Com informações de MegaWhat