Durante conversas na COP 30, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, negociou investimentos estrangeiros no TFFF, o Fundo de Preservação de Florestas Tropicais formulado pelo governo brasileiro e países europeus como Noruega, Finlândia, Alemanha e Reino Unido questionaram a posição do Brasil em relação à Rússia.
Segundo relatos obtidos pelo UOL com representantes brasileiros e estrangeiros presentes a esses encontros, os países cobram uma atuação firme de Lula pelo fim da guerra do país de Vladimir Putin com a Ucrânia.
Em alguns dos debates esse foi o tema central, como na Finlândia, o país com a maior fronteira da Europa com a Rússia. Após a invasão russa na Ucrânia, Helsinque ingressou na Aliança Militar da Otan em 2023. O movimento gerou um estremecimento forte na relação entre os dois países.
Fontes do Itamaraty negam que essa pauta tenha interferido na decisão de países como Alemanha e Reino Unido de não anunciarem investimentos concretos no combate a mudanças climáticas.
A leitura da diplomacia brasileira é que a cobrança dos europeus por uma ação de Lula seria pelo fato de o presidente Vladimir Putin ter mais disposição em ouvir o presidente brasileiro.
Com informações de UOL Notícias
Foto: Divulgação

