fevereiro 22, 2026 16:31

Helder se esquiva de responsabilidade ao ser questionado sobre queimadas na Amazônia

Ao participar da ‘sabatina’ no programa Roda Vida, da TV Cultura, o governador Helder Barbalho (MDB) fugiu pela tangente, alegando desconhecer os dados monitorados via satélite e que indicam dados sobre as queimadas no Pará e que têm causado prejuízos à Amazônia em geral, incluindo Manaus que, nas últimas semanas ficou encoberta por fumaça.

A jornalista Manu Delgado, da Plataforma Samaúma, citou um post nas redes sociais da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em que ela afirma que a fumaça na capital amazonense vem, principalmente, de incêndios no território paraense, que ocorrem em unidades privadas, em assentamentos e unidades de conservação.

No entanto, sem dar credibilidade aos dados monitorados via satélite, Helder Barbalho minimizou a situação, indicando que a região amazônia teve redução de 2,6 mil km² no desmatamento entre 2022 e 2023.

Ele alegou ainda que a soma do Pará e do Amazonas nessa redução foi de 1,5 mil km², dando as estados a principal contribuição pela redução do número de queimadas apresentado pelo governo federal.

Assista ao trecho da entrevista:

 

Da Redação O Poder

Foto: Reprodução/ TV Cultura

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!