maio 23, 2025 20:18

Em Coari, candidato contrário à regras sanitárias para evitar Covid aciona Justiça para fazer campanha de rua

O candidato à Prefeitura de Coari (a 363 quilômetros de Manaus), Robson Tiradentes (PSC), conseguiu derrubar na Justiça Eleitoral uma portaria do juiz da comarca do município, Fábio Lopes Alfaia, que proibiu, a partir do dia 27 de setembro, em qualquer hipótese, a realização de campanha eleitoral com caminhadas, comícios, bandeiradas ou reuniões públicas em Coari, durante as eleições municipais deste ano.

A portaria se tratava de um documento conjunto acordado com os candidatos que disputavam o pleito municipal em Coari, com posicionamento contrário de Robson Tiradentes, que resolveu judicializar a decisão da maioria. A medida tinha o objetivo de evitar o contágio pelo novo coronavírus (Covid-19)

Em sentença monocrática, o desembargador Jorge Lins, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), atendeu ao mandado de segurança ingressado pelo candidato Robson Tiradentes, contra o juiz da 8º Zona Eleitoral de Coari, requerendo a suspensão dos efeitos da Portaria n° 05/2020.

Informações repassadas ao Portal O Poder dão conta de que o desembargador concedeu a liminar suspendendo a medida como se a decisão fosse ato unilateral do juízo eleitoral de Coari.

Após a decisão, presidentes e representantes dos partidos se reuniram nesta terça-feira, 20, e se posicionaram contra a decisão do TRE.

Permitido

A portaria permitia, tão somente, sob determinadas condições e sem esquecer as regras sanitárias vigentes (uso de máscara, distanciamento social, uso de álcool em gel, etc.), carreatas envolvendo veículos automotores ou motocicletas até o número de cinco pessoas, carros de som, devendo movimentar-se de forma exclusivamente individual e visitas domiciliares, mesmo junto às comunidades rurais, em grupos até o número máximo de cinco pessoas, incluindo os candidatos às eleições municipais majoritárias e proporcionais.

Candidato à reeleição no município, o prefeito Adail Pinheiro (PP) disse que a saúde da população é prioridade e sabendo da gravidade e os riscos de contaminação pelo novo coronavírus está seguindo todos os protocolos das autoridades de saúde e da Justiça Eleitoral.

“Iniciamos nossa campanha eleitoral online e posteriormente o programa de rádio. Reuniões presenciais, somente pontuais com a coordenação de campanha e partidos com seus apoiadores. Desta forma seguiremos até o último dia permitido conforme calendário da Justiça Eleitoral”, disse o prefeito.

Sem resposta

Procurado pelo Portal O Poder, o candidato Robson Tiradentes não atendeu às ligações.

Positivo

Também candidato em Coari, Lázaro Lopes (Podemos) foi diagnosticado com a Covid-19 na última semana e vem cumprindo as determinações de isolamento social e apresenta o quadro estável.

Por usa vez, seu vice, James Mitouso, que também foi diagnosticado com a infecção, finalizou o processo de isolamento e classificou o recurso de Robson Tiradentes como “desrespeito” com a população. O candidato a vice disse que estava tratando do assunto e logo mais iria se pronunciar por meio de vídeo.

A reportagem não conseguiu contato com os demais candidatos ao pleito municipal. Em Coari, dez candidatos disputam a prefeitura.

 

Confira a portaria aqui.

Leia o documento da reunião desta quarta-feira aqui.

 

 

Henderson Martins, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Roberto Cidade cobra maior fiscalização da Marinha após acidente com balsas no Madeira

Depois de mais um acidente envolvendo uma balsa no rio Madeira, em Manicoré (a 332 quilômetros de Manaus), o...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!