Uma reunião do candidato à Prefeitura de Manaus, Ricardo Nicolau (PSD), na noite desta sexta-feira, 23, no bairro Zumbi, Zona Leste de Manaus, aglomerou um grande número de pessoas e mostrou o cenário contrário do que determina as recomendações sanitárias do Ministério da Saúde (MS) e o protocolo de segurança do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para evitar o contágio pelo novo coronavírus (Covid-19).
Nos vídeos encaminhados ao Portal Poder é possível identificar, além do grande número de pessoa, a falta de distanciamento social, aferição de temperatura, uso de máscara e álcool em gel.
O próprio candidato discursou sem uso do equipamento individual, a máscara. Na reunião, é possível ver, ainda, idosos e crianças sem o uso de máscaras.
Recomendações
O TSE lançou no último dia 8 de setembro, o Plano de Segurança Sanitária para as eleições municipais de 2020. Em função da pandemia da Covid-19, o tribunal estabeleceu um protocolo com medidas preventivas para eleitores e mesários que vão trabalhar no pleito, que será realizado em novembro.
Durante a campanha eleitoral, ficou recomendados que os candidatos mantivessem as normas sanitárias e o distanciamento social. Conforme a corte eleitoral, atos de propaganda eleitoral que gerem aglomeração em estabelecimentos fechados devem se limitar 50% da capacidade do local, atendendo a recomendação estabelecida pelo Decreto nº 42.330, de 28 de maio de 2020, do Governo do Estado do Amazonas.
Ainda em setembro, a Promotoria da 58ª Zona Eleitoral de Manaus, instaurou um Procedimento Administrativo Eleitoral e expediu recomendação visando o cumprimento das normas de segurança sanitária relativas à covid-19 nos atos de pré-campanha, como as convenções partidárias, e de propaganda eleitoral.
Questionamento
Em resposta ao MP Eleitoral, ainda no mês de setembro, o TRE informou que os eventos que gerem aglomeração de pessoas são permitidos, desde que observadas as regras sanitárias pertinentes, como uso de máscaras e distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os participantes.
Outro lado
Em nota, Ricardo Nicolau disse que todos os encontros promovidos pela coligação “Pra Voltar a Acreditar” zelam pela segurança e saúde dos participantes, cumprindo todos os protocolos legais a fim de evitar aglomerações.
“Uma vez que, seguindo as recomendações do TSE, a participação do candidato ocorre em espaços abertos e públicos, o número de transeuntes pode surpreender até os organizadores, geralmente membros de comunidade e candidatos a vereador. É de conhecimento público o crescimento da candidatura de Ricardo Nicolau para a prefeitura de Manaus”, disse o candidato.
Segundo Ricardo Nicolau, todos os esforços estão sendo empenhados pela equipe do candidato para que se respeitem as determinações sanitárias vigentes durante as interações entre o candidato e as pessoas, sendo sabido que a melhora da saúde e o combate ao novo coronavírus são as bases do projeto liderado pelo candidato.
“Importante ressaltar que o candidato foi o único desta eleição que se licenciou do cargo que ocupava, abriu mão do salário e foi para a linha de frente do combate ao Coronavírus. Em quatro dias, ajudou a montar e foi o gestor do Hospital de Campanha Gilberto Novaes, onde centenas de vidas foram salvas no pior momento da pandemia em Manaus. A pergunta que fica: onde estavam os candidatos quando a população mais precisou de ajuda?”, completou.
Veja os vídeos:
Henderson Martins, para O Poder
Foto: Divulgação