Os candidatos à Prefeitura de Manaus Amom Mandel (Cidadania), Alberto Neto (PL), Gilberto Vasconcelos (PSTU), Marcelo Ramos (PT) e Wilker Barreto (Mobiliza) participaram do “Debate do Futuro”, realizado neste domingo, 15. O evento foi mediado pela jornalista Cynthia Blink, e transmitido pela rede social da comunicadora, pelo YouTube do portal “Diário da Capital” e pela Rádio Mix 100.7 FM. O atual prefeito David Almeida (Avante) e Roberto Cidade (UB) não compareceram.
Questionados pelo Portal O Poder sobre quem eles topariam com dialogar em uma possível aliança para o segundo turno, Amom Mandel e Marcelo Ramos disseram que topam conversar com os outros candidatos.
Veja coletiva de imprensa dos candidatos:
O debate
Em um primeiro momento, os candidatos ficaram livres para escolher entre os temas saúde, educação, corrupção e segurança pública feitos pela audiência online.
Logo após, os candidatos confrontaram-se entre si, com tema livre. Eles escolheram impostos, gestão, revitalização do centro, educação e meio ambiente. Gilberto Vasconcelos não gostou que Alberto Neto prometeu que não ia ter “banheiros unissex” nas escolas e disse que era Fake News. O candidato do PL rebateu falando que prometeu que não iria ter esse banheiro e disse que era para Vasconcelos prestar atenção.
No segundo bloco, os candidatos continuaram nas perguntas diretas e com tema livre. Os políticos optaram por falar sobre as suas propostas e atacaram bastante os ausentes.
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Foto: Priscila Rosas/Portal O Poder