outubro 10, 2025 16:24

PF desarticula esquema em que facção negociava apoio por cargos na prefeitura

A Polícia Federal deflagrou a Operação Tempus Veritatis, em São Borja (RS), para reprimir a tentativa de influência do crime organizado no processo eleitoral do município. A ação contou com apoio do Ministério Público, da Brigada Militar, da Polícia Civil e da Polícia Penal.

Foram cumpridos sete mandados de busca pessoal, oito de busca domiciliar, incluindo dentro da Penitenciária de Alta Segurança do Rio Grande do Sul e uma ordem de afastamento de servidor público de suas funções. As medidas foram autorizadas pelo Juízo Eleitoral de Garantias de Santa Maria (RS).

A ação é um desdobramento da Operação Integridade Eleitoral deflagrada em outubro de 2024. Segundo a PF, as investigações revelaram que um líder de facção criminosa, mesmo preso, manteve contato direto com políticos locais durante as eleições de 2024. O acordo previa apoio financeiro, material e de pessoal à candidatura, em troca de cargos públicos na futura administração municipal, ampliando o poder de influência do grupo sobre o poder público.

Os fatos apurados podem configurar crimes de associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e violação de sigilo funcional.

 

Da Redação, com informações da assessoria
Foto: Divulgação

Últimas Notícias

IncluMob: gabinete sobre rodas ou campanha disfarçada?

O vereador de Manaus, Eurico Tavares (PSD), passou a atender a população em um gabinete móvel, montado dentro de...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!