O Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ) realizará, no dia 4 de dezembro, o lançamento do livro Visão Jurídica Pós-1988 – Estudos em Homenagem ao Ministro Mauro Campbell Marques. O evento ocorrerá no mezanino do Edifício dos Plenários.
Com apresentação do ex-presidente da República José Sarney, a obra reúne 42 artigos assinados por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do STJ, além de nomes reconhecidos da doutrina jurídica. Os textos celebram a trajetória do ministro Mauro Campbell Marques, atual corregedor nacional de Justiça, e os avanços trazidos pela Constituição Federal de 1988, bem como os desafios jurisprudenciais enfrentados ao longo dos seus 37 anos de vigência.
A coletânea é coordenada por André de Azevedo Machado, assessor-chefe da Corregedoria Nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e traz prefácio de Roberto Rosas, jurista reconhecido por sua contribuição à Assembleia Nacional Constituinte e que acompanha de perto a carreira do ministro Campbell desde 1974, quando se conheceram em uma conferência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Rio de Janeiro.
Trajetória
Antes de tomar posse como ministro do STJ, em 2008, Mauro Campbell atuou como advogado, professor e membro do Ministério Público do Amazonas por 21 anos, instituição que chefiou por três vezes. Atuou ainda como ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).
Da Redação, com informações do STJ
Foto: Divulgação

