O governador Wilson Lima cumpriu agenda no município do Careiro da Várzea, nesta sexta-feira, 30, com uma série de benefícios voltados ao fortalecimento do setor social e do setor primário, além da vistoria às obras do Hospital Antônio Maia Barbosa. As ações ampliam o acesso da população do interior às políticas públicas do Governo do Amazonas, garantindo mais inclusão social e geração de renda.
Durante a ação realizada na Escola Estadual Coronel Fiúza, o governador entregou seis cadeiras de rodas por meio do programa Inclusão Sobre Rodas, criado em dezembro de 2024. Ao todo, o Governo do Amazonas já entregou mais de 900 cadeiras de rodas em todo o estado, assegurando mais mobilidade, autonomia e qualidade de vida às pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social.
“A gente não deixa ninguém pra trás. Temos feito entregas importantes para pessoas que moram em regiões como o Careiro da Várzea. O programa de entrega de cadeiras de rodas é um exemplo disso. Zeramos a fila em Manaus e, no interior, onde tiver alguém precisando de uma cadeira de rodas, nós vamos chegar para fazer essa entrega”, afirmou o governador Wilson Lima.
O programa é executado pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e tem como foco atender Pessoas com Deficiência (PcD) que não possuem condições de adquirir o equipamento.
Para a agente comunitária de saúde, Valcineide Trindade, de 47 anos, filha da beneficiada Zila Trindade, de 78, aposentada, a cadeira de rodas vai transformar a rotina da família. “Vai ser muito importante porque ela tem dificuldade para andar e não se locomove como deveria. Antes, ela usava muleta e a gente precisava segurar, guiar e ajudar em tudo. Agora vai melhorar. Vai ser ótimo. E fazendo isso, o governo vai ajudar muitas outras pessoas também”, relatou.
A agenda contou com a presença da vice-prefeita Edilamar Corrêa, representando o prefeito Pedro Guedes; do deputado federal Silas Câmara; dos deputados estaduais João Luiz e Alessandra Campelo; vereadores do município; além de autoridades locais, lideranças comunitárias e representantes das secretarias de Estado envolvidas nas ações.
Na área social, o Governo do Amazonas entregou 200 cartões do Auxílio Estadual e do Crédito Rosa, além da execução do Programa Dignidade Menstrual, com a distribuição de 2.400 absorventes higiênicos para estudantes e mulheres em situação de vulnerabilidade social no município.
O setor primário foi fortalecido com a entrega de Cartões do Produtor Primário (CPP) e Cadastros da Agricultura Familiar (CAF), assegurando que agricultores familiares tenham acesso a crédito, assistência técnica e políticas públicas de incentivo à produção rural.
A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) repassou equipamentos e insumos para a agricultura familiar, como triciclo, motores estacionários, kits de sementes, filtros de purificação de água, pulverizadores e roçadeiras, além de certificado digital para associação do setor primário.
A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) doou mudas de café, sacos de ráfia, caixas de papelão, aeradores e a entrega do Cheque Crédito Feirante, fortalecendo a economia local e incentivando a geração de renda.
Já a Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepa) emitiu certificados a trabalhadores do beneficiamento de pescado e piloteiros, além de kits artesanais destinados à associação de pesca do município.
Da Redação com informações da assessoria de imprensa
Fotos: Diego Peres/Secom




