setembro 21, 2024 03:32

Com 13 prefeitos cada, partidos de Wilson e Braga mantêm protagonismo no interior do Amazonas

Os partidos do governador Wilson Lima (PSC) e do senador Eduardo Braga (MDB) conseguiram, juntos, eleger o maior número de prefeitos no interior do Estado. Dos 61 municípios, tanto Braga quanto Wilson “venceram” em 13 municípios, o que representa que cada um conseguiu 21,31% do total de prefeituras. O resultado das eleições municipais mostra o reflexo para o pleito de 2022, onde Wilson Lima deve disputar à reeleição e Braga poderá brigar pela mesma cadeira do governo.

Wilson elegeu prefeitos do PSC nas cidades de Alvarães, Anamã, Apuí, Atalaia do Norte, Autazes, Boa Vista do Ramos, Caapiranga, Canutama, Humaitá, Itacoatiara, Maués, Novo Airão e Tapauá.

Já o MDB, de Braga, conseguiu representantes ao cargo majoritário nos municípios de Barcelos, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Carauari, Itamarati, Juruá, Lábrea, Manaquiri, Nova Olinda do Norte, Presidente Figueiredo, Tabatinga e Urucará.

O Republicanos, partido comandado pelo deputado federal Silas Câmara, conseguiu eleger oito prefeitos no interior (13,11%), entre eles, os gestores de Anori, Careiro, Manacapuru, Maraã, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã e Tonantins.

O PP, comandado pelo deputado federal Átila Lins (PP), elegeu prefeitos em sete municípios (11,47%), entre eles em Boca do Acre, Borba, Coari, Codajás, Guajará, Itapiranga e Rio Preto da Eva.

Já o PSD, do senador Omar Aziz, elegeu seis prefeitos (9,83%), em Careiro da Várzea, Japurá, Manicoré, Nhamundá, Pauini e Uarini.

O DEM do deputado federal Pauderney Avelino emplacou três municípios (4,92%), em Eriunepé, Iranduba e Parintins, este último o maior colégio eleitoral do interior do Estado.

O PL de Alfredo Nascimento elegeu prefeitos em Envira e Fonte Boa (3,27%). O PSDB do prefeito de Manaus Arthur Neto (PSDB), elegeu prefeitos nos municípios de Ipixuna, Novo Aripuanã, e Silves (4,91%). O PDT do ex-deputado federal Hissa Abrahão conseguiu eleger um prefeito em Jutaí (1,63).

O PT, comandado no Amazonas pelo deputado estadual Sinésio Campos, elegeu dois prefeitos: um em São Gabriel da Cachoeira e, outro em Urucurituba (3,27%). O PTB, partido que foi comandado pelo vice-governador Carlos Almeida Filho (sem partido), conseguiu eleger um prefeito, o de Tefé (1,63%).

O Pros do ex-governador José Melo, elegeu o prefeito de Amaturá (1,63%).

Em Santa Isabel do Rio Negro o resultado da eleição não foi divulgado, devido os dois primeiros concorrentes estarem sub judice.

Veja o quadro dos partidos no interior:

 

AlvarãesPSC
AmaturáPros
AnamãPSC
AnoriRepublicanos
ApuíPSC
Atalaia do NortePSC
AutazesPSC
BarcelosMDB
BarreirinhaMDB
BenjaminMDB
BeruriMDB
Boa Vista do RamosPSC
Boca do AcrePP
BorbaPP
CaapirangaPSC
CanutamaPSC
CarauariMDB
CareiroRepublicanos
Careiro da VárzerPSD
CoariPP
CodajásPP
EirunepéDEM
EnviraPL
Fonte BoaPL
GuajaráPP
HumaitáPSC
IpixunaPSDB
IrandubaDEM
ItacoatiaraPSC
ItamaratiMDB
ItapirangaPP
JapuráPSD
JuruáMDB
JutaíPDT
LábreaMDB
ManacaupuruRepublicanos
ManaquiriMDB
ManicoréPSD
MaraãRepublicanos
MauésPSC
NhamundáPSD
Nova Olinda do NorteMDB
Novo AirãoPSC
Novo AripuanãPSDB
Parintins ‘DEM
Pauini ‘PSD
Presidente FigueiredoMDB
Rio PretoPP
Santa Isabelindefinido
Santo Antônio do IçaRepublicanos
São Gabriel da CachoeiraPT
São Paulo de OlivençaRepublicanos
São Sebastião do UatumãRepublicanos
SilvesPSDB
TabatingaMDB
TapauáPSC
TeféPTB
TonantinsRepublicanos
UariniPSD
UrucuaráMDB
UrucuritubaPT

 

 

 

 

Henderson Martins, para O Poder

Foto: Montagem

Últimas Notícias

RR: Polícia Federal apreende mais de R$1 milhão em abordagens

Nesta sexta-feira, 20, a Polícia Federal em Roraima (PF/RR) confirmou as informações das duas abordagens realizadas que resultou na...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!