O prefeito eleito de Manaus, David Almeida (Avante), confirmou, nesta segunda-feira, 30, o vice-prefeito eleito, Marcos Rotta (DEM), como secretário municipal de Obras. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva na tarde de hoje, em um hotel, no bairro Distrito Industrial I, Zona Sul, que teve a participação, ainda, de vereadores eleitos e não eleitos, deputados e ex-deputados estaduais, além da presença do deputado federal Alberto Neto (Republicanos).
De acordo com David, Rotta foi alguém “injustiçado”, que estava fazendo um bom trabalho e por “aparecer” e por conta de ego e vaidade de caciques, foi deixado de escanteio. “Quero acreditar que a população tenha decretado o fim de uma era de caciques”, acrescentou o prefeito eleito.
Almeida anunciou também parte da equipe que atuará na transição do atual governo para o próximo, em 2021. Entre os nomes, David disse que o grupo será presidido pelo procurador do estado, Tadeu Souza.
A equipe de transição será presidida pelo procurador do Estado, Tadeu Souza e será composta por Luiz Gonzaga, Marcos Rotta, Regina Fernandes, Dulce Almeida (irmã do prefeito eleito), Clécio Freire (servidor do Tribunal de Contas), Célio Bernardo (foi chefe de controle na Assembleia Legislativa na gestão do ex-deputado), Alexandre Moreira, Ebenezio Bezerra (também servidor do TCE), Sabá Reis (ex-deputado estadual), Renato Junior, Arnaldo Grijó e o médico cardiovascular, Luiz Claudio Cruz.
Segundo David Almeida, os nomes que compõem a equipe de transição, não necessariamente serão parte da equipe de governo, em comando de secretarias.
Ele afiançou, ainda, que sua filha, Fernanda Aryel, e sua irmã, não farão parte do governo ocupando cargos públicos.
“Minha filha não exercerá cargo político, vai ajudar Manaus, sim, mas, não em cargo público. Não tenho primeira-dama, mas, tenho primeira e única filha que, inclusive, vai assumir o cargo presidente nacional do Avante jovem”, ressaltou o prefeito.
Almeida disse que a filha no Avante Jovem não significa que ela irá ingressar na política, que deverá finalizar a faculdade de medicina.
Orçamento
David Almeida disse, também, que irá marcar uma reunião na Câmara Municipal de Manaus (CMM) para discutir a Lei Orçamentária que está tramitando na casa. A previsão, segundo o prefeito eleito, é que esteja na Câmara na próxima quarta-feira, 2.
“Nossa missão é resgar a credibilidade na política e nos políticos, vamos construir uma prefeitura inclusiva, vamos ser um prefeito de todos, vamos buscar apoio federal, estadual e municipal”, completou David.
Covid-19
Sobre o enfrentamento da Covid-19, David Almeida disse que a prefeitura deverá comprar vacina para imunizar a população.
O evento teve a presença, dentre outros nomes, de vereadores eleitos e vereadores que não conseguiram se reeleger ou se eleger, no caso professor Bibiano (PT), além de Mirtes Sales (PL), Reizo Castelo Branco (PTB), Isaac Tayah (DC), também o candidato a vice-prefeito pelo PMN, Orsine Junior.
BRT
Sobre o BRT, David disse para ser cobrado do prefeito, que não existe o projeto na sua proposta de governo. “Estamos trabalhando com verdade, inclusive, não trabalhando com essa proposta”, ressaltou.
Marcos Rotta disse que chegou a receber do prefeito Arthur Neto o desafio de seguir a linha do projeto BRT, inclusive, foi feito uma carta de intenção com um consórcio para implantação do BRT em Manaus, mas, desconhece os motivos de não ter avançado.
Henderson Martins, para O Poder
Foto: Divulgação/assessoria de imprensa