A atual configuração do Partido Social Democrático (PSD), que tem representantes no Senado, na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), não comporta o projeto político dos irmãos Hiram Nicolau e Ricardo Nicolau, ex-vereador e atual deputado estadual, respectivamente, para as eleições de 2022.
Com desempenho nas urnas de mais de 118 mil votos nas eleições municipais do ano passado, Ricardo Nicolau demonstra força e chances reais de ser eleito deputado federal e um dos mais votados, já que teve votação expressiva na capital amazonense.
Diante desse desempenho, Ricardo pode ameaçar vaga de Sidney Leite, que foi eleito com com 77.458 votos, o penúltimo na lista dos eleitos.
Nos bastidores, segundo fontes, é certo que Ricardo Nicolau será candidato a deputado federal e Hiram a deputado estadual, nem que para isso precisem trocar de partido.
A medida extrema pode ser uma alternativa visto que o PSD tem como deputada estadual Nejmi Aziz, que será candidata à reeleição; Omar Aziz, senador, que provavelmente será candidato à reeleição e, até mesmo, Sidney Leite que deve tentar reeleição.
Ricardo Nicolau também não seria candidato ao Senado Federal devido uma possível candidatura de Omar e muito menos ao governo do Estado, já que o PSD não deve ter candidato próprio e deve apoiar a candidatura à reeleição de Wilson Lima, do PSC.
Sem definição
Ao O Poder, o ex-vereador Hiram Nicolau negou que haja alguma articulação ou, até mesmo, uma possível troca de partido.
“Não há absolutamente nada definido. Nem sobre partido, muito menos sobre alguma candidatura. Para ser sincero, essa tá longe de ser nossa pauta principal”.
Ricardo Nicolau se limitou a afirmar que não sabe ‘ainda’ qual cargo ou, até mesmo, se vai concorrer.
Álik Menezes, para O Poder
Foto: Montagem