novembro 24, 2024 18:31

Para vereador, multa contra Sovel por crime ambiental é insignificante

Na manhã desta segunda-feira, 12, em seu discurso do Pequeno Expediente na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Kennedy Marques (PMN) voltou a criticar a Sovel da Amazônia Ltda e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Para ele, a multa aplicada à empresa por causar dano ambiental é insignificante.

“É muito simples pagar uma multa pequena, insignificante em relação ao tamanho do prejuízo. Que, imediatamente, essa empresa inicie a limpeza do igarapé com prazo imediato, até porque não queremos desemprego nesse momento difícil. O que custa se adequar? É melhor causar prejuízos ao meio ambiente e a pessoas?”, questionou o parlamentar.

Ainda durante sua fala, Marques classificou como ‘novela’ a situação de dano ambiental. “Essa empresa há mais de 15 anos vem despejando material no Lago do Aleixo. Já virou uma ‘novela’. E, mesmo após diversas tentativas de regularização, como assinatura de termo técnico e ação civil pública, a empresa não se adequou, continua em pleno funcionamento e poluindo o meio ambiente”, disse o parlamentar, que também é presidente da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Naturais, Sustentabilidade e Vigilância Permanente da Amazônia (Commaresv).

De acordo com Marques, o Ipaam, em sua primeira visita, realizada em 31 de março, não constatou nenhuma alteração. Na última quarta-feira, 7, a Comissão tinha uma reunião agendada com o presidente do órgão fiscalizador, porém foi desmarcada. No dia seguinte, 8, o cenário mudou com a multa sendo aplicada à Sovel da Amazônia Ltda.

“O que questionamos é se a fiscalização quer acessar o valor da cobrança ou se o órgão quer resolver a situação, pois não foi determinado prazo ou aplicada multa diária para a recuperação do lago, que há tantos anos vem sendo degradado”, indagou Marques.

O vereador ressaltou que seguirá cobrando a solução do problema por parte da empresa e órgãos fiscalizadores e que, se necessário, irá acionar o judiciário. Uma audiência pública deverá ser feita, porém, o parlamentar não entrou em detalhes.

 

Priscila Rosas, para O Poder

Foto: Robervaldo Rocha/CMM 

 

 

 

 

Últimas Notícias

Governo Federal anuncia leilão para garantir energia em regiões isoladas no AM e PA

O Ministério de Minas e Energia (MME) estabeleceu diretrizes para realização de leilão voltado à aquisição de energia e...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!