O serviço de telefonia prestado no interior do Amazonas voltou a ser denunciado na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) na manhã desta quinta-feira, 6. Dessa vez, a denúncia foi feita pelo deputado estadual Wilker Barreto (Podemos).
Usando o mapa do “Painel de Cobertura Móvel” divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na última segunda-feira, 3, o parlamentar mostrou a atual situação do Amazonas.
“Eu visitei municípios como Fonte Boa, Jutaí, Tonantins e não tinha sequer sinal de celular. Se uma senhora passar mal, por exemplo, não pode pedir socorro. O vermelho é o ponto crítico. A questão da telefonia tem que ser de política de integração e social. Estamos cansados de chamar a atenção da Anatel no que diz respeito ao colapso do interior”, desabafou.
Barreto informou que fez um Requerimento pedindo a presença dos representantes das empresas de telefonia e da Anatel para prestarem esclarecimentos sobre o problema de cobertura no interior. O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), a Associação Amazonense dos Municípios (AM) e ministérios públicos Estadual e Federal também devem ser chamados.
“É uma falta grave das operadoras que assumem compromisso com a Anatel e não executam. É quase impossível viver sem telefonia. Temos que fazer algo para tirar o interior do isolamento porque é uma falta de respeito para com o povo”, disse Wilker Barreto ao pedir que os colegas subscrevam e apoiem seu Requerimento.
O Requerimento do deputado convocando os representantes das operadoras de telefonia foi deferido pela Mesa Diretora da Casa Legislativa.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Alberto César Araújo/Aleam
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins