A deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR) enviou nesta terça-feira, 11, um ofício à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) pedindo informações sobre o atendimento médico aos Yanomami e o impacto causado pelo aumento do número de garimpeiros nas comunidades onde eles vivem.
O documento foi encaminhado após uma foto com uma criança daquela etnia, com sinais visíveis de desnutrição, repercutir na imprensa nacional e internacional, e um dia depois de garimpeiros e índios entrarem em conflito na Comunidade Pali-Miú, na Terra Indígena (TI) Yanomami, em Roraima. Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas. Policiais federais foram enviados ao local.
Um dos questionamentos levantados por Joenia Wapichana diz respeito à informação de que moradores da região Catrimani, localizada na TI Yanomami, não recebem atendimento médico há meses. Além da criança desnutrida, que está internada no Hospital Santo Antônio, em Boa Vista, outros membros da comunidade estariam doentes, segundo consta do documento enviado à secretaria.
Medidas
No ofício, Joenia solicita que a Sesai e o Ministério da Saúde esclareçam quais medidas estão sendo adotadas para proteger a saúde do povo Yanomami e cobra uma atenção especial para a região em razão dos constantes conflitos entre garimpeiros e indígenas.
“Precisa ser dada a devida atenção. Não somente à questão da saúde dos Yanomami, que agora estão em risco, mas também pela invasão da terra indígena por garimpeiros”, declarou.
A assessoria da deputada informou à reportagem que aguarda manifestação da Sesai sobre o ofício enviado na terça-feira e destacou que ela reforçaria, em discurso na Câmara nesta quarta-feira (12), o pedido de maiores cuidados aos povos Yanomami e providências quanto ao tratamento médico.
Outro lado
A reportagem entrou em contato com a Sesai e aguarda retorno.
Érico Veríssimo, para O Poder
Foto: Câmara dos Deputados