fevereiro 6, 2026 14:40

Deputado faz novo convite para secretário da Defesa Civil apresentar plano de enfrentamento da cheia

O deputado Wilker Barreto (Podemos) fez um novo convite ao o secretário executivo de Ações de Proteção e Defesa Civil, Coronel Francisco Ferreira Máximo, durante o pequeno expediente da sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam). O secretário já havia feito uma visita à Casa Legislativa e afirmou em discurso que “dinheiro não é problema”.

No novo convite, o parlamentar afirmou que gostaria que o secretário retornasse para  apresentar um plano de ação para enfrentamento da cheia no interior e na capital do Amazonas. O deputado aproveitou a ocasião para apresentar dois exemplos dos efeitos desastrosos da cheia na Comunidade do Pururu, localizada no Careiro Castanho, a 86 quilômetros de Manaus, e no igarapé do 40 situado no bairro Raiz, Zona Sul da capital amazonense.

“Eu peço também que os prefeitos possam, dentro da possibilidade, socorrer. O que eu cobro é o deferimento do convite para que o secretário da defesa civil volte a esta casa e explique o plano de ação para enfrentar a cheia”, salientou Barreto.

Primeira visita

Em março deste ano, ao visitar a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o secretário-executivo de Ações de Proteção e Defesa Civil, Coronel Francisco Ferreira Máximo, sugeriu aos parlamentares a criação do Fundo de Proteção e Defesa Civil para atender as demandas com mais celeridade para atender as prefeituras.

Na avaliação do coronel, a medida do fundo eliminaria uma série de barreiras e permitiria a ação rápida. “A  minha sugestão seria a aprovação desse fundo de proteção e defesa civil com recursos permanentes, por meio de uma discussão entre o Executivo e o Legislativo para encontrar esse caminho”, afirmou.

Coronel Máximo explicou aos deputados que as ações da defesa civil não estão somente ligadas às respostas, mas a atuações de forma preventiva que visam dar suporte para os municípios com relação à sua preparação antecipada ao desastre.

Confira a matéria completa aqui.

 

 

Yasmim Araújo, para O Poder

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Justiça Eleitoral determina saída de mais da metade dos vereadores de Manaquiri após cassação

Seis vereadores do município de Manaquiri que tiveram os mandatos cassados após decisão por fraude à cota de gênero...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!