O Ministério da Saúde realizará um treinamento com as coordenações estaduais e municipais de saúde sobre o imunizante Janssen na tarde desta sexta-feira, 11. A informação foi divulgada pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) durante coletiva de imprensa para divulgação da campanha “Vacina Amazonas”.
O Brasil firmou acordo com a Farmacêutica Janssen, da Johnson & Johnson, para receber um total de 38 milhões de doses da vacina. Com validade para o dia 27 de junho, o Ministério da Saúde pretende enviar a remessa do imunizante durante este fim de semana e início da próxima semana para os Estados brasileiros.
“Ainda não tem uma data precisa para a chegada no Amazonas. Em virtude do prazo curto, as capitais irão receber essas vacinas para agilizar logística e aplicação. Durante a semana, o município deverá incorporar essa vacina em sua rotina. Ele é diferente, ministrado em dose única”, explicou a representante da FVS-AM no local.
Vacina Amazonas
Para a campanha “Vacina Amazonas”, serão 57 pontos estratégicos em Manaus para a vacinação, com a Arena da Amazônia, Sambódromo e Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques funcionando 24 horas.
Serão 48 salas de vacina com funcionamento das 9h às 17h., com 3 mil servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), 200 policiais militares além de apoio da Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas).
O imunizante ministrado na campanha será AstraZeneca. A campanha é exclusiva para a 1ª dose do público entre 40 e 51 anos de idade.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Divulgação
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins