Se disseminando pelo mundo, a variante Delta da Covid-19 pode causar sintomas mais graves da doença e infecta tão facilmente quanto a varicela (ou catapora, como também é conhecida). As informações constam em um documento interno dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.
O estudo também aponta que pessoas totalmente vacinadas podem disseminar a variante Delta na mesma proporção que pessoas não vacinadas.
Os dados, que devem ser divulgados na sexta-feira, desempenharam um grande papel na orientação do uso de máscara, recomendando que as pessoas totalmente vacinadas usem máscaras em ambientes fechados quando em áreas com “substancial” e “alta” transmissão.
“Embora seja raro, acreditamos que, em nível individual, as pessoas vacinadas podem espalhar o vírus, razão pela qual atualizamos nossa recomendação”, disse o oficial de saúde federal ao jornal. “Esperar até mesmo dias para publicar os dados pode resultar em sofrimento desnecessário e, como profissionais de saúde pública, não podemos aceitar isso.”
A diretora do CDC, Dra. Rochelle Walensky, disse ao “New Day” da CNN, na quarta-feira, que “com variantes anteriores, quando as pessoas (vacinadas) tinham essas infecções raras, não vimos a capacidade delas de espalhar o vírus para outras pessoas”.
Mas investigações de surto conduzidas nas últimas semanas mostraram que pessoas vacinadas que contraíram a variante Delta, altamente contagiosa, “agora podem transmiti-la para outra pessoa”, disse Walensky.
Conteúdo traduzido pela CNN
Foto: Yang Bo/China News Service via Getty Images