Roraima – Com a promessa de fazer novas obras, terminar antigas e reformar estruturas depredadas, o governador de Roraima, Antonio Denarium (sem partido), tem deixado os parques aquáticos completamente abandonados, mesmo depois de quase três anos de mandato.
Conforme denúncia recebida pelo O Poder nesta quarta-feira, 1º, os parques aquáticos estão com a estrutura comprometida, tomados pelo mato, servindo como ponto para venda de drogas e consumo de bebidas alcoólicas. Em alguns locais, não há energia elétrica, o que causa a sensação de insegurança nos moradores durante a noite.
“Era bom pelo menos o governo mandar limpar o local constantemente, já que não investe na reforma das piscinas”, disse o morador do bairro dos Estados, zona Norte de Boa Vista.
O denunciante afirma morar próximo da estrutura que fica dentro do Parque Anauá e que as condições precárias que se encontram têm incomodado, pois as piscinas estão com água parada devido às chuvas, tornando o ambiente favorável para proliferação do mosquito da dengue (Aedes Aegypti).
Estrutura
Criados para ser uma opção de lazer dos roraimenses nos fins de semana, os parques aquáticos estão sem funcionar há mais de cinco anos, problema deixado pela gestão passada do Estado e que ainda não foi resolvido pelo governador Denarium. Alguns chegaram a receber uma “maquiagem”, com a realização de capina e pintura, mas não passou disso.
Esquecidos
Os parques aquáticos são apenas uma parte das várias estruturas esquecidas pela atual gestão. Além deles, Denarium também não realizou a reforma, por exemplo, da Feira do Passarão, que é aguardada pelos profissionais que utilizavam o local.
Outro que está em ruínas é o Ginásio Poliesportivo Vicente Ítalo Feola, popularmente conhecido como ‘Totozão’. O local está esquecido pelo Poder Público Estadual há mais de uma década. Quando em pleno funcionamento, era palco de grandes eventos esportivos. Agora, a estrutura é usada como depósito para armazenar cadeiras novas.
Recuperação
O Poder entrou em contato com o governo do Estado para questionar se há um cronograma de obras e quando o local será entregue reformado para a população. Por meio de nota, a Secretaria de Infraestrutura informou que iniciou o processo de recuperação dos parques aquáticos de Roraima, que faz parte do programa de recuperação de prédios do governo.
“Está em andamento a licitação para recuperação do Parque Aquático de Caracaraí e, na medida que encerrar essa etapa do processo licitatório no referido município ao Sul do Estado, será feita a abertura de processo para contemplar os seis parques localizados em Boa Vista”, concluiu a nota.
Anderson Soares, para O Poder
Foto: Divulgação