abril 29, 2025 07:35

Estados Unidos ordena fechamento de consulado chinês em Houston

Citando a importância de proteger a propriedade intelectual e informações norte-americanas, os Estados Unidos aconselharam o consulado chinês em Houston a fechar em três dias. A confirmação foi feita pelo Departamento de Estado norte-americano.

O governo chinês já se manifestou em repúdio a ordem e ainda ameaçou retaliar.

De acordo com o porta-voz do Departamento de Estado, Morgan Ortagus, o fechamento foi ordenado “de forma a proteger propriedade intelectual americana e informações particulares americanas”.

“Os Estados Unidos não tolerarão as violações da RPC (República Popular da China) contra nossa soberania e a intimidação de nosso povo, assim como não toleramos as práticas comerciais injustas da RPC, o roubo de empregos americanos e outros comportamentos ofensivos”, completou, usando o nome oficial da nação asiática.

Recentemente, os dois países entraram em atrito em relação ao comércio, tecnologia, uma lei de segurança nacional imposta a Hong Kong e as reivindicações de Pequim ao Mar do Sul da China.

Agora, a China busca denunciar a ordem dos EUA como uma escalada.

“O fechamento unilateral do consulado da China em Houston dentro de um período de tempo curto é uma escalada inédita de suas ações recentes contra a China”, disse o porta-voz da chancelaria chinesa, Wang Wenbin.

“Pedimos aos EUA que revoguem imediatamente esta decisão equivocada. Caso estes insistam em seguir por este caminho errado, a China reagirá com contramedidas firmes”, completou Wenbin em uma coletiva de imprensa.

 

 

 

 

 

Conteúdo: Reuters

Foto: Reprodução/ Suno

Últimas Notícias

Entidade alvo da PF por fraude no INSS contratou filho de Lewandowski

Uma das entidades investigadas pela Polícia Federal (PF) por envolvimento no bilionário esquema de fraude nos descontos sobre aposentadorias...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!