janeiro 19, 2025 04:24

Estados Unidos ordena fechamento de consulado chinês em Houston

Citando a importância de proteger a propriedade intelectual e informações norte-americanas, os Estados Unidos aconselharam o consulado chinês em Houston a fechar em três dias. A confirmação foi feita pelo Departamento de Estado norte-americano.

O governo chinês já se manifestou em repúdio a ordem e ainda ameaçou retaliar.

De acordo com o porta-voz do Departamento de Estado, Morgan Ortagus, o fechamento foi ordenado “de forma a proteger propriedade intelectual americana e informações particulares americanas”.

“Os Estados Unidos não tolerarão as violações da RPC (República Popular da China) contra nossa soberania e a intimidação de nosso povo, assim como não toleramos as práticas comerciais injustas da RPC, o roubo de empregos americanos e outros comportamentos ofensivos”, completou, usando o nome oficial da nação asiática.

Recentemente, os dois países entraram em atrito em relação ao comércio, tecnologia, uma lei de segurança nacional imposta a Hong Kong e as reivindicações de Pequim ao Mar do Sul da China.

Agora, a China busca denunciar a ordem dos EUA como uma escalada.

“O fechamento unilateral do consulado da China em Houston dentro de um período de tempo curto é uma escalada inédita de suas ações recentes contra a China”, disse o porta-voz da chancelaria chinesa, Wang Wenbin.

“Pedimos aos EUA que revoguem imediatamente esta decisão equivocada. Caso estes insistam em seguir por este caminho errado, a China reagirá com contramedidas firmes”, completou Wenbin em uma coletiva de imprensa.

 

 

 

 

 

Conteúdo: Reuters

Foto: Reprodução/ Suno

Últimas Notícias

PA: professores e indígenas pedem ‘cabeça’ de Rossieli

O cenário não está favorável para o secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares, que está no centro de...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!