setembro 8, 2025 15:16

Leocádio revoga portaria e acaba com gratificação de servidores da Saúde de Roraima

Roraima – O titular da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Leocádio Vasconcelos, revogou a portaria n° 1489, de 22 de dezembro de 2020, que garantia aos servidores da pasta a Gratificação de Estímulo ao Trabalho na Saúde (GETS) para quem trabalhasse na véspera ou no dia do Natal e Ano novo.

Criada pelo então secretário Marcelo Lopes, faziam jus ao benefício os servidores que tirassem plantão no período de 12h ininterruptas. O valor da gratificação era um acréscimo de 50% sobre a remuneração proporcional do referido plantão, no caso de quem trabalhasse nas vésperas. Para quem tirasse plantão no dia do Natal ou Ano Novo o adicional era de 100%.

Tinham direito a gratificação os servidores da Saúde de todo o Estado, desde que se enquadrassem nas exigências previstas na portaria. No ano passado, mais de 2000 servidores públicos foram beneficiados com a gratificação.

A retirada do benefício foi feito pelo secretário Leocádio por meio de uma outra portaria, a de n° 3901, do dia 30 de novembro de 2021. No documento, a que O Poder teve acesso, o gestor não apresenta nenhuma justificativa para acabar com a gratificação.

Além dos que tiraram plantão no Hospital Geral de Roraima (HGR), também tiveram direito a receber os que trabalharam no Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN); Hospital das Clínicas Doutor Wilson Franco (HC); Pronto Atendimento Cosme e Silva (PACS); Central Estadual de Regulação das Urgências Médicas (SAMU), além de outras unidades de saúde de Boa Vista e do interior.

Planejamento 

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde afirmou que qualquer despesa precisa ter respaldo legal e ser planejada para garantir que haja condições de cumprimento sem ferir os princípios da legalidade, transparência e moralidade exigidos na Administração Pública.

Comissionados e novas pastas 

Enquanto acaba com a gratificação para os servidores da Saúde no fim deste ano alegando planejamento, o governo do Estado tem investido pesado em criar centenas de cargos comissionados em secretarias e, também, a criação de novas pastas.

 

 

Anderson Soares, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Clínica dentária expande com técnica de implante menos agressiva

Uma técnica de implante dentário desenvolvida em Manaus tem chamado atenção por realizar um procedimento menos agressivo do que...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!