A guerra de informação, transporte público, saúde, segurança, educação e fornecimento de água deverá ser o prato cheio dos prefeituráveis na campanha eleitoral deste ano, é o que avaliam especialistas e consultores políticos consultados pelo Portal O Poder.
O pesquisador e diretor da empresa Action Pesquisa de Mercado, Afrânio Soares, disse que os candidatos à Prefeitura de Manaus nas eleições deste ano não deixarão de colocar na pauta de discussão assuntos relacionados a falta de abastecimento de água, transporte público, além da iluminação pública e segurança.
Segundo o pesquisador, mesmo o prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), declarando nas redes sociais que o problema da água foi resolvido, o assunto não deixará de entrar na pauta de discussão dos candidatos.
“Mas cabe ao prefeito apresentar argumentos de que o problema foi resolvido, mas, isso não impedirá que entre na pauta de discussão dos candidatos”, ressaltou.
Para Afrânio Soares, se for observar os problemas da cidade, o abastecimento de água não está entre os maiores. “Transporte público tem sua densidade maior, assim como pavimentação, saúde pública por conta da pandemia da Covid-19, além de infraestrutura em locais periféricos”, elencou.
“Acredito que irão entrar pautas de discussão assunto que sequer são da prefeitura como: energia elétrica, segurança e ensino médio. Mas, não vai bastar dizer que não é da prefeitura, o candidato terá que ter uma proposta, apesar de ser governamental”, acrescentou.
Antessala da campanha
Durante o evento que oficializou a aliança do PDT de Hissa Abrahão com o PSD de Omar Aziz, que tem como pré-candidato à Prefeitura de Manaus o deputado estadual Ricardo Nicolau, o político já sinalizou como será o discurso durante o pleito municipal.
Ricardo Nicolau disse que Manaus precisa crescer e enfrentar desafios antigos. “A saúde é um dívida muito antiga, transporte e trânsito também é algo que precisa ser enfrentado de frente”, ressaltou o pré-candidato.
De acordo com Nicolau, segurança pública também será debatido. “O discurso fácil é das pessoas dizem que é responsabilidade do Estado. Nós não entendemos dessa forma, e queremos trabalhar com isso, além de trabalhar com a educação e na infraestrutura da nossa cidade. Hoje, ainda falamos que Manaus precisa asfaltar as nossas periferias e a nossa cidade”, disse Nicolau.
Guerra de comunicação
Para o marqueteiro e consultor político Jefferson Coronel, a palavra de ordem nas eleições de 2020 será direcionada sobre a realidade, a verdade e o alcance da informação. Segundo ele, os eleitores não estão mais aceitando o discurso que não seja real ou verdadeiro. “Não bastará parecer, terá que ser”, ressaltou.
Coronel explica que o alcance dos smartphones impõe o caráter da realidade, onde as mentiras que sempre tiveram pernas curtas, agora estão sem pernas. “As campanhas deste ano se tornarão uma guerra de informação como nunca tinham visto, onde muitos blogs são criados para influenciar o pensamento do eleitorado, mas, vale ressaltar que as pessoas estão mais atentas, estão conferindo tudo que é veiculado, seja em grupos de Whatsapp ou em portais na internet”, observou.
‘Nada ficará escondido’
Segundo o marqueteiro, nada ficará escondido, nada ficará para trás. “Hoje o eleitor está buscando nos políticos promessas, nem somente programas de governo, isso é visto com muita claridade na eleição de 2018. O eleitor está buscando confiança, em quem acreditar e ouvir o que pode ser feito. O candidato não terá espaço para iludir o eleitor”, pontuou Jefferson Coronel.
De acordo com o marqueteiro, as candidaturas com maior realidade terão mais chances. “Vale lembrar que as decisões estão sendo tomadas pelo eleitor, que está conferindo e vai conferir cada vez mais todo tipo de informação e discurso dos políticos”, analisa.
Henderson Martins, para O Poder
Foto: Montagem