Roraima – Após matérias jornalísticas do O Poder expondo a falta de transparência da Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV) na divulgação da Verba Indenizatória, o “Cotão”, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, os dados voltaram a ser publicados no portal da Transparência da Casa Legislativa.
A última reportagem sobre o caso foi publicada na manhã de segunda-feira, dia 21. Até a publicação, os dados sobre os gastos dos vereadores só estavam atualizados até o mês de novembro do ano passado. As informações deixaram de ser disponibilizadas após diversas matérias publicadas pelo O Poder detalhando os altos gastos dos parlamentares.
No entanto, no início da noite de segunda-feira, horas após publicação da matéria sobre a falta de transparência, que gerou grande repercussão negativa, os dados referentes aos meses de dezembro de 2021, janeiro e fevereiro deste ano foram publicados.
‘Gastões’
Juntos, em janeiro e fevereiro deste ano, 22 dos 23 vereadores da Casa Legislativa gastaram R$ 1.510.644,15 do “Cotão” em serviços diversos como consultoria de projetos, consultoria e assessoria de imprensa, serviços de contabilidade, consultoria e entre outros.
Não dispensaram nem no recesso
Conforme apurado pelo O Poder no portal da Transparência, 22 dos 23 vereadores de Boa Vista não dispensaram o “Cotão” nem no recesso de janeiro deste ano. Juntos, os parlamentares gastaram R$ 755.543,99.
Sem gastos
O único dos 23 vereadores que não usou verba do “Cotão” em janeiro e fevereiro, período apurado pela reportagem, foi o vereador Guarda Jullyerre.
Vereadores
Além do Guarda Jullyerre, a Câmara de Boa Vista conta com mais 22 vereadores: Ítalo Otávio, Sandro Baré, Gabriel Mota, Manoel Neves, Júlio Cezar, Genilson Costa, Idázio da Perfil, Ilderson Pereira, Thiago Coelho Fogaça, Leonel Oliveira, Kleber Siqueira, Aline Rezende, José Francisco Albuquerque, Melquisedek da Silva Menezes, Vavá do Thianguá, Ruan Kenobby, Tuti Lopes, Juliana Garcia, Regiane Matos, Adnan Lima, Gildean Gari e Nilson Bispo.
Álik Menezes, para O Poder
Foto: Divulgação