setembro 8, 2025 21:07

Mulheres poderão evitar constrangimento durante revista feita por homens em agências bancárias

Para evitar o constrangimento de mulheres serem revistadas por homens em estabelecimentos bancários, está em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) o Projeto de Lei nº 176/2022, que institui a obrigatoriedade de vigilantes do sexo feminino nos estabelecimentos de prestação de serviços financeiros no Amazonas. A matéria é de autoria do deputado Tony Medeiros (PL).

A proposta determina que ficam os estabelecimentos de prestação de serviços financeiros localizados no Amazonas, nos quais o ingresso de funcionários, clientes e usuários sejam controlados pela utilização de equipamentos detectores de metal, sejam obrigados a contratar pelo menos uma vigilante do sexo feminino para fins de revista, regular ou eventual, em pessoas do sexo feminino, bem como de seus pertences, durante todo o período de atendimento ao público.

Pelo não cumprimento dos artigos da matéria, ficam os infratores sujeitos a:

I – Advertência, para que efetue, em até 90 (noventa) dias da data da notificação, a adequação de seu funcionamento ao que estabelece a presente Lei;

II – Multa, esgotado o prazo concedido, de 2.000 UFIR-AM, (R$ 6.840), por cada infração, cumulativas, até o devido cumprimento.

Tony Medeiros afirmou que, com o crescimento desmedido da criminalidade nas grandes cidades, tem aumentado de sobremaneira o surgimento da figura do agente de segurança privada. “Esses serviços, atualmente, são amplamente utilizados por bancos e empresas prestadoras de serviços financeiros em geral, como força auxiliar da segurança pública. Nesses locais é comum que os vigilantes exerçam uma fiscalização preventiva como condição para ingresso dos cidadãos, a exemplo de verificar pertences pessoais dentro de bolsas e afins. Com enfoque nisso, o presente Projeto de Lei tem como objetivo preservar a intimidade e resguardar a dignidade do público feminino, evitando situações de constrangimento ao ser abordada ou ter seus pertences revistados por um vigilante masculino”, ressaltou.

A matéria está em tramitação na Aleam e deve ser votada pelos deputados nas próximas semanas.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

Clínica dentária expande com técnica de implante menos agressiva

Uma técnica de implante dentário desenvolvida em Manaus tem chamado atenção por realizar um procedimento menos agressivo do que...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!