dezembro 16, 2025 15:29

Ipaam embarga crime ambiental de aterro de igarapé em refinaria comprada pela Atem

Após denúncia do Sindicato dos Petroleiros do Amazonas (Sindipetro-AM), o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) embargou nessa quarta-feira, 1º, uma área dentro da Refinaria Isaac Sabbá (Reman) de Manaus e multou a Petrobras por crime ambiental.

O Ipaam informou ao Portal O Poder que recebeu a denúncia e verificou in loco a situação. “Lá, os procedimentos administrativos foram tomados, a área foi embargada e a empresa multada pelo órgão”, relatou o órgão.

A denúncia foi feita pelo Sindipetro, que entendeu que o aterramento de igarapé causa dano ao meio ambiente, com prejuízo para a fauna. “Por ser um igarapé localizado dentro da refinaria, o Sindipetro ofereceu denúncia a órgãos ambientais responsáveis e manifestou representação no Ministério Público do Amazonas (MPAM), Ministério Público Federal no Amazonas (MPF), Instituição de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas)”, disso sindicato.

As representações foram protocolizadas no último dia 27 e denunciam a conduta da gestão da Petrobras em aterrar o igarapé, além de solicitar investigação de potencial crime ambiental.

Apuração

O Ministério Público do Amazonas informou que está levantando informações sobre o caso em questão e irá responder as informações assim que obtiver retorno do setor responsável.

Abuso de poder

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) recebeu na última terça-feira, 31, recursos contra a venda da Reman ao Grupo Atem. O argumento é de que o Cade deve aprofundar as discussões sobre o tema para evitar “aumento de preços e abuso de poder de mercado” na região Norte.

 

 

Da redação O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Itamarati, Japurá e Atalaia do Norte são os grandes da alfabetização 2025

Dos 13 municípios do Amazonas menores em população, três figuram entre as cidades com os maiores índices de alfabetização...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!