O primeiro debate dos postulantes que concorrem ao cargo de vice-governador do Amazonas promovido pelo Portal A Crítica nesta terça-feira, 30, foi ameno e sem embates entre os candidatos. Participaram o vice de Carol Braz (PDT), Engenheiro Machadão (PDT), a vice de Ricardo Nicolau (SD), Cristiane Balieiro (PSB), a vice de Nair Blair (Agir), Rita Nobre, e o vice do Dr Israel Tuyuka (PSOL), Thomaz Barbosa (PSOL).
A vice de Eduardo Braga (MDB), Anne Moura (PT), o vice de Amazonino Mendes (Cidadania), Beto Michiles (PSDB), e o vice do governador Wilson Lima (União), Tadeu de Souza (Avante) não compareceram ao debate. Já Vera Castelo Branco (PODE), que é vice de Henrique Oliveira (PODE), não compareceu por instrução jurídica uma vez que o Ministério Público Eleitoral (MPE) deu parecer contrário à sua candidatura. Eles foram criticados durante o debate.
O primeiro bloco contou com o tema livre e nele foi abordado o tema educação, saúde e Zona Franca de Manaus. Já no segundo bloco, o tema foi sorteado pela mediadora Isabella Pina.
“Tenho compromisso juntamente com a Carol de ser realmente vice-governador e não assumir uma secretaria buscando uma reeleição ou vir assumir outro tipo de cargo para me beneficiar politicamente”, alfinetou Engenheiro Machadão no tema de papel do vice. “O papel do vice-governador é muito claro, não só constitucional, mas é contribuir com sua formação e experiência para ajudar a construir um Estado novo, vendo as decisões que impactam no produtor rural, na saúde, na educação e na moradia”, disse Thomaz Barbosa sobre o mesmo tema.
“Nosso plano de governo tem o turismo de natureza e de pesca. O Amazonas é riquíssimo. Buscaremos parcerias com os municípios porque política se faz com diálogo”, propôs Cristiane Balieiro ao falar sobre o Meio Ambiente, o segundo tema do debate. “Cabe a nós a responsabilidade da preservação. A orientação de base na escola. Vamos colocar na educação o tema sobre infraestrutura. De como nós vamos melhorar”, comentou Rita Nobre sobre a temática de infraestrutura.
Outro tema abordado no bloco foi sobre a saúde indígena e quilombola. O candidato Thomaz Nogueira respondeu ao questionamento de Rita Nobre ressaltando sobre algumas problemáticas de saúde, principalmente em São Gabriel da Cachoeira, cidade natal do candidato Dr Israel Tuyuka. Nobre, que também é da saúde, falou sobre o impulsionamento do serviço da saúde indígena. O último bloco foi destinado às considerações finais de cada candidato.
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Foto: Divulgação/Portal A Critica